Projeto de ecobebedouro desenvolvido por alunos de escola estadual é premiado em feira de ciências

O projeto “Ecobebedouro”, realizado por alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Henrique Lage, ficou em 2º lugar na categoria Desenvolvimento de Tecnologia, da 6ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). O evento, organizado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) no último domingo (11/11), no Museu da República, tem como objetivo estimular a realização de projetos científicos no Estado. Participaram da feira alunos de 27 escolas municipais, 21 estaduais, oito particulares, dez federais e cinco técnicas, distribuídas em 32 municípios fluminenses.

O projeto apresentado pelos alunos Gustavo Medeiros Dias, Karine dos Santos Rodrigues e Laura Beatriz Oliveira Rodrigues, propõe um sistema que utiliza uma fonte de energia renovável: a solar, junto a um bebedouro. O produto é voltado para atender a trabalhos realizados em ambientes a céu aberto, com incidência dos raios solares, tais como as áreas ligadas a Indústria da Construção, a Indústria Agrícola, que demandam bebedouros portáteis que possam ser removidos de um lugar para o outro. O funcionamento do Ecobebedouro, consiste em um aparelho de refrigeração de água acoplado a um sistema fotovoltaico. Para conhecer melhor o projeto do Ecobebedouro clique aqui.

A VI FECTI mostrou projetos selecionados em cinco categorias: Ciências no Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano), Ciências Biológicas & Ciências da Saúde e Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia e Interdisciplinar. Alunos e docentes receberam o certificado de participação e os três melhores colocados foram premiados. A escola do primeiro colocado em cada categoria recebeu um troféu e os dois melhores projetos vão ser inscritos para participarem da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), em São Paulo. Todos os projetos selecionados para a mostra final podem ser conferidos no site da FECTI.

imagem de wanda Meguins

Parabéns!

Lindooooooooooooo! Gustavo Medeiros Dias, Karine dos Santos Rodrigues e Laura Beatriz Oliveira Rodrigues. Parabéns pelo trabalho! a região norte com a alta incidência anual dos raios solares se beneficiaría muito com o projeto de vocês!

Vote neste Comentário