Se ser vadia é ser livre...

5 mulheres apanham a cada 2 minutos no Brasil.

40% das mulheres já sofreram violência física, sexual ou simbólica.

Duas mulheres são estupradas por dia no Distrito Federal e 78% das vítimas são crianças e adolescentes.

Slut é um termo em inglês que significa "vagabunda". Slut Walk é um movimento que foi iniciado em Toronto, no Canadá, em maio de 2011, depois que um policial, ao proferir uma palestra sobre segurança num campus universitário, argumentou que as estudantes deveriam evitar se vestir como vagabundas para não se tornarem alvo fácil de estupros.
Aqui no Brasil o movimento ganhou o nome de "Marcha das Vadias" e já foi realizado em várias cidades, como: Juiz de Fora, Brasília, Natal, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, entre outras.

Acompanhando os levantes mundiais pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher, é realizada a Marcha das Vadias.

E você, o que pensa sobre tudo isso? Alguém tem direito sobre o corpo da mulher, além dela? Você já presenciou alguma forma de violência contra a mulher, seja ela qual for?

Dialogue! Queremos saber a sua opinião!

imagem de Carolina Real

o poder das palavras

Muitas pessoas criticam o nome na marcha, por acharem que é depreciativo. Talvez seja mesmo polêmico, principalmente por que grande parte das pessoas nunca parou para pensar como as palavras que usamos cotidianamente contribuem para dar continuidade a tipos de opressão, e é por isso que esses homens e mulheres estão marchando..

Não existe equivalente masculino para a palavra "vadia" ou "vagabunda", os homens são no máximo chamados de "galinha" que não é tão depreciativo. Toda vez que chamamos uma menina de "vadia" querendo ofendê-la, estamos indiretamente afirmando que mulheres devem se comportar de um forma e homens de outro.

Será que nós mulheres não somos muitas vezes machistas também?

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

A marcha das vadias!

Concordo, Carol!

As palavras, expressões que usamos no nosso dia a dia podem mesmo afirmar uma identidade de um tipo mulher, homem que sem perceber, vamos naturalizando.

Se a mulher dirige bem: "Ela dirige bem, parece até homem."

Se dirige mal: "Tinha que ser mulher no volante."

Se ela fica com muitos garotos: "Galinha! Não consegue ter um relacionamento sério."

Se ele fica com muitas garotas: "Pegador, garanhão."

Se ela joga bem futebol: "Joga tão bem, que parece homem."

Entre outras várias expressões que afirmam essa identidade de mulher frágil, feminina, boa para tarefas domésticas e etc. e homem másculo, viril, bruto entre outros.

E vocês, conhecem mais expressões relacionadas a essas questões de gênero? Isso tem que mudar?

Vote neste Comentário