Cotas? Sim?! Não?!

Como anda o debate das cotas entre os alunos da escola pública? O que eles sabem ou pensam sobre as cotas?

Este vídeo foi produzido em um debate na escola Johnson, aqui em Fortaleza...

Estamos emdialogo, sobre a educação pública e sobre os direitos sociais, raciais e políticos. :)

imagem de Carolina Real

Muito legal a discussão!!!

Muito legal a discussão!!! E comprovaram que tem muita gente inteligente na escola pública e perfeitamente capaz de seguir uma universidade!

Eu concordo com vários argumentos e gostaria de acrescentar algumas coisas.

Uma delas é que, nem sempre as escolas particulares são melhores que as públicas. Temos sempre que levar em consideração que a escola pública têm deveres sociais que as particulares nem sempre têm. Em uma escola particular, por exemplo, muitas vezes os alunos são selecionados, sendo assim a escola já sai em vantagem. Já a escola pública tem o dever de aceitar a todos, independente de dificuldade de aprendizagem ou até impedimentos socioeconômicos (precisa trabalhar, mora longe) para terem um melhor desempenho.

Outra coisa, é que o existem muitas formas de avaliar a "inteligência" de uma pessoa e existem vários tipos de prova possível. Muitos conteúdos que eram cobrados no vestibulares nem eram necessários para a universidade, mas acabavam favorecendo os alunos de escolas particulares, que costumam ser mais conteudistas e menos reflexivas, ou seja, mais preocupadas que os alunos aprendam do que que eles pensem. Na vida universitária, pensar é essencial e está comprovado que os alunos de escolas públicas são muito capazes de preencher a este requisito!

Para fechar, segue uma notícia que comprova que os alunos das escolas públicas são tão competentes quanto os demais: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,desempenho-de-cotistas-fica-acima-da-media,582324,0.htm#noticia

Vote neste Comentário