La Educación Prohibida - A Educação Proibida

Qual é o objetivo real da educação?

“Não se pode aprender liberdade em teoria. E ao sair da escola, então, ser livre.”
A liberdade tem que ser aprendida na escola? Como?

O que acontece na escola que é verdadeiramente importante? A escola é um local de formação do indivíduo? Qual tipo de indivíduo ela pretende formar? Quais conteúdos são verdadeiramente importantes para serem aprendidos? Existem conteúdos importantes para a formação pessoal que pode ser anotado nos cadernos?

“O estudante acha que a única coisa que tem que fazer é repetir, repetir e repetir. Até que isso entre na sua cabeça.” Como fazer diferente e participar de uma formação crítica?
“A escola deve ser uma abertura de possibilidades. ”
As escolas educam para a paz? Como vocês vêem as competições, notas, premiações que acontecem nas escolas? Ajuda ou atrapalha? O ambiente fica mais competitivo?
Os/as jovens são ouvidos/as? O que querem fazer?

Escola para classe baixa, média e alta. Escola para formar trabalhadores e estudiosos. Como as questões políticas  interferem nessas decisões? É interessante formar cidadãos críticos que não aceitam migalhas de governantes e que lutam para que os direitos sejam respeitados?

Dialogue com a gente? Como seria a escola ideal para você e como seria a educação?

Assista ao filme no Portal EMdiálogo:

Fonte: O documentário completo pode ser encontrado no site http://www.educacionprohibida.com/.

"Este filme é o resumo de uma aprendizagem que continua permanentemente  e sob nenhuma circustância, deve ser considerado conclusivo."