Greve de professores do ensino médio estadual na Bahia chega ao fim após 115 dias

Os professores da rede pública de ensino da Bahia decidiram terminar nesta sexta-feira (3) a greve de 115 dias. A rotina de aulas será retomada a partir de segunda-feira, quando deverá ser organizado o calendário de reposição dos dias letivos perdidos.

A categoria decidiu aceitar uma contraproposta feita pelo governo ontem. Foi ofertada a readmissão dos docentes demitidos durante a greve, a devolução dos salários suspensos, a retomada dos repasses sindicais e a retirada dos processos judiciais.

No Colégio Central, um dos mais tradicionais de Salvador, as aulas recomeçaram na quinta-feira (2), com cerca de 40% do efetivo de alunos e professores, segundo o diretor Cléber Azevedo. "Os professores não aguentavam mais a greve. Estavam aflitos e decepcionados porque o governo não sinalizava com propostas às reivindicações", disse.

Para parte dos alunos, o clima é de satisfação pelo retorno às aulas e de preocupação com os impactos da greve, que serão sentidos até 2013. A estudante do segundo ano do ensino médio Milena Santana, 17, diz que sente-se "prejudicada e inferior a quem está estudando". Ela diz acreditar que não há como recuperar o conteúdo perdido em 115 dias de greve sem prejudicar o próximo ano letivo.

"Como vou começar meu terceiro ano e ainda terminar o conteúdo do ano anterior?", questiona a estudante do ensino médio baiano.

Estudantes do ensino médio estadual baiano estão satisfeitos e aliviados com o retorno das aulas previsto para a próxima segunda-feira(13), porém alguns jovens baianos ainda estão preocupados pois ficaram mais de três meses sem aulas. E você aí, o que fez durante o período de paralização dos seus professores? Pegou nos livros? E o Enem, ta aí, o que fazer? Grupo de estudos nos finais de semana?

Bora lá...Deixe seu comentários!