Juventude é tema de formação para professores do ensino médio

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Entender e estabelecer uma relação mais próxima da realidade do jovem que está no ensino médio. Com esse objetivo, 35 professores do ensino médio de escolas estaduais que participam do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) deram início, na manhã desta segunda-feira (6), ao Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador “Diálogos com o Ensino Médio”, ministrado pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF) para professores de todo o país, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretarias de Estado de Educação.

O projeto “Diálogos com o Ensino Médio” visa possibilitar a troca de informações e experiências entre professores diretamente envolvidos com o Ensino Médio, assim como a produção de conhecimento sobre este nível de ensino, possibilitando uma maior articulação entre os jovens alunos, a comunidade escolar, a comunidade acadêmica e os atores envolvidos na formulação de políticas públicas. Entre as temáticas abordadas pelo curso, que será desenvolvido em uma plataforma na internet, estão as relações de gênero, a sexualidade, a violência, e as novas tecnologias.

Ver, ouvir e registrar. Essas serão algumas das atividades que os professores cursistas terão que fazer ao longo da formação. De acordo com a coordenadora do curso, professora Licínia Correa, a ideia é que o professor possa entender melhor os conflitos dos jovens de hoje. “O que também requer uma mudança de postura do professor com o jovem, com uma relação mais horizontal”, explicou a coordenadora, destacando que “a ideia é promover uma aproximação de gerações”.

Para Erika Namias, professora de biologia e articuladora do Programa Ensino Médio Inovador na escola estadual José Valente Ribeiro, localizada no bairro do Coqueiro, a escola precisa acertar o compasso com a realidade vivenciada pela juventude. “Os alunos de hoje têm acesso a todo tipo de informação e isso ocorre de maneiras e velocidade distintas. Na escola em que trabalho, procuramos manter esse jovem o maior tempo possível dentro da escola. Para isso, nos valemos de metodologia que traga recursos tecnológicos”, afirmou a professora. Mas para tudo isso, acrescentou ela, “é preciso que o aluno entenda ou descubra qual é a finalidade da escola, o que perpassa também por uma mudança de postura de nós, professores”.

Até dezembro deste ano, 450 professores das regiões Norte e Nordeste participarão do projeto. No primeiro semestre de 2013 serão atendidas as regiões centro-oeste, sudeste e sul. O curso foi planejado em torno das temáticas da juventude e Ensino Médio para contribuir na atuação dos professores articuladores do Programa Ensino Médio Inovador em suas respectivas escolas.

Ensino Médio Inovador

De acordo com o diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc, professor José Roberto Alves, o curso de atualização vai ao encontro da necessidade de qualificação do profissional que atua no ensino médio e, sobretudo, consiga dialogar melhor com o jovem. “Este é um momento que podemos possibilitar que o nosso docente reflita e analise sobre a consciência que o orientador tem que ter para que esse jovem conheça o papel que ele tem na sociedade paraense”, disse o diretor.

O Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. No Pará, 141 escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e de municípios do interior do estado participam do Proemi, com a ampliação do tempo dos estudantes na escola e a garantia da formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, indo ao encontro das expectativas dos estudantes do Ensino Médio e das demandas da sociedade.

Texto:
Mari Chiba - Seduc

Secretaria de Estado de Educação - Pará

imagem de Michel Montandon de Oliveira

Vida longa ao curso!

Parabéns a todos, é muito bom perceber o reconhecimento deste trabalho tão importante para a educação e juventudes contemporâneas.

imagem de Francielle Vargas

Parabéns!

Parabéns equipe! Todos juntos por uma educação de qualidade e por uma sociedade melhor!

"vamo que vamo" by Dayrell

imagem de Soraia Silva Gerhardt

Como faço para me inscrever no Curso?

Gostaria de saber como faço minha inscrição no Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador ?

imagem de Paulo Carrano

Contato com o curso

Olá, Soraia! Enviei para o seu e-mail o contato do suporte do curso JUBEMI.

imagem de Soraia Silva Gerhardt

Contato do o Curso.

Obrigada pela ajuda! Mas continuo com questionamentos, mesmo depois de ter conectado com o suporte! Mas valeu mesmo assim.

imagem de Cátia Dallmann Rahn

EMI

O curso foi ótimo, mas é preciso ter mais encontros para troca de experiências!