Como lidamos com as regras escolares?

Olá colegas,

a revista Nova Escola ao trazer uma matéria sobre indisciplina  diz ao nossos professores

"Sua paciência está por um fio. A garotada voa pelos corredores, conversa em sala, briga no recreio, insiste em usar boné e em trazer para a sala materiais que não são os de estudo. Cansado e confuso, você se sente com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que vê e não sabe o que fazer. Quer obediência! Quer controle! Quer mudanças no comportamento dos alunos!"

Enquanto aluno qual é nosso olhar quanto a essa perspectiva? Que sugestões são possiveis aos professores que se encontram nessa situação? E a charge? O que podemos dizer sobre ela?

imagem de lucas lima

bangunceiro Eu???

meu conceito é que todos somos diferentes com direitos iguais, sei que é obrigatorio essas regras mas quando não há uma conectividade entre os alunos e professores não irar bem sobre trabalhos de escola.sei que não estar facíl para ninguém e principalmente para o professor,mais é para o professor pensar bem e fazer uma ação e uma atitude para dar um jeito de se conectar com os alunos,sei que vai ser tudo claro e tudo facíl para dar certo essa relação entre o aluno e os professor, e sobre a bagunça entre a aula fazer uma coisa interessante que supere o aluno para o aluno ter respeito sobre o professor e o professor ter respeito com o aluno, que surge uma paz entre a classe

imagem de Andréa Queiroz

Lucas,

também acho que é possível construir um ambiente onde aluno e professores de respeitem e façam coisas produtivas.

Mas como você acha que seria a escola onde isso aconteceria?

imagem de Raice gomes alves

"Regras"!!!

Bom, na minha opinião todos nós temos que saber lidar com as regras, sejam elas boas ou ruins. Se na escola dizem: -Não é permitido o uso de celular, de boné, não é permitido vir de chinela ou sandália, tem que vir de tênis, não pode lanchar em horário de aula, tem que vir fardado, não pode vir de short ou saia tem que vir de calça jeans. Para muitos é insuportável conviver com essas regras, muitos alunos as vezes se expressam e acabam exagerando, querem passar por cima de professores, diretores, coordenadores e entre os demais que trabalham na escola, tem algumas regras que são um pouco exageradas, mas, se é obrigatório, e todos os dias temos que a seguir para termos uma boa relação com todos, o imporatante é pensarmos em um objetivo, que é estudar, e não importa quais sejam as regras, vou me esforçar e pensar que isso é apenas ostáculo que tenho que seguir, sem olhar para trás, porque a vida não é um mar de rosas, tem coisas boas e ruins. Essa é a minha opinião!

imagem de Layene Campos

Regras são feitas para serem cumpridas!

A realidade de hoje é bem diferente daquela realidade de antigamente. Antes, alunos respeitavam seus professores e seguiam as regras corretamente, hoje eles fazem praticamente tudo o que querem. Não todos mais a maioria dos alunos acham que regras é apenas uma bobagem e que professores não deveriam reclamar, talvez o pensamento deles sejam “Ué, ir para a escola já não é o bastante? Tenho que seguir essas regras?”. Na minha opinião, regras são feitas para serem cumpridas e não quebradas, seja qual for a regra boa ou chata temos que cumprir, imagine só um mundo sem regras... Não, não é melhor não imaginar.

imagem de Carolina Real

Layene, é claro que não

Layene, é claro que não acho que devemos quebrar todas as regras que nos insatisfaça, mas acho que não devemos nunca deixar de refletir sobre elas. Na minha escola houve um momento em que não poderia haver nenhum detalhe branco no sapato que deveria ser preto? Isso é um pouco demais, não? O detalhe branco no sapato prejudica o aprendizado do aluno? Esse é que deve ser o foco.

O importante é que o questionamento às regras seja feito de forma racional e organizada, dentro dos princípios da demogracia. Se não questionássemos as regras do mundo, até hoje as mulheres não poderiam votar, jogar capoeira seria proibido etc.

Abraços, Carol