Escola Indígena

Por muitas vezes estudamos sobre os índios nas nossas escolas. Mas como será que eles estudam? Como se dá a educação indígena? É igual a educação dos centros urbanos? Como devem ser as disciplinas, as matérias? Nas escolas indígenas se aprende o português ou a língua local da tribo? Como a cultura indígena pode ser preservada?

Existiam aproximadamente 5 milhões de índios no Brasil, onde apenas no litoral estavam aproximadamente 1 milhão e meio. Cada tribo, possuía seus próprios costumes, alguns até mesmo semelhantes entre si. Possuíam uma organização política, onde o cacique era uma personalidade importante, que tomava as decisões junto com todos os outros homens adultos da tribo. Os pagés, ou seja , os sacerdotes ficavam encarregados de zelar pela tradição das tribos. Dependiam da caça, da pesca, muitos eram nômades e outros já possuíam já uma vida sedentária, cultivando frutas,roças de milho, mandioca entre outras plantas comestíveis e medicinais.Todo o trabalho necessário para a sobrevivência da tribo, era feito em grupos e os produtos do trabalho era repartido por toda tribo, ou toda aldeia.

Aldeia: Boa vista – Indios Guaranis – Ubatuba, Litoral Paulista

Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/escolas-indigenas-uma-busca-pela-cult...
Vídeo: TVendo e Aprendendo – Escola indígena