Dilemas do trabalho

Não tem como fugir do assunto: o trabalho é uma das coisas mais importantes da vida. E uma das mais difíceis também, ainda mais quando estamos começando. Muitos de nós, inclusive, somos levados a encarar o trabalho bem cedo, seja para bancar o lazer e a diversão, para comprar coisas que precisamos ou queremos, seja para ajudar em casa ou nos estudos.

Podemos encontrar no trabalho recompensas bacanas como independência (ter nosso próprio dinheiro), sociabilidade (conhecer pessoas, aceitar responsabilidades) e autorrealização (satisfação pessoal). Temos de encarar, no entanto, uma barreira, principalmente durante o Ensino Médio: a maioria das oportunidades no mercado de trabalho exige experiência prévia. Mas como fazer, se o que estamos buscando é justamente a primeira experiência? Aí o que acontece muitas vezes é que somos obrigados a “pegar o que aparece”. A princípio, tudo bem, será no mínimo uma experiência. Mas isso pode acabar nos colocando em algumas furadas – esquemas precários, sem segurança, patrões exploradores etc.

Às vezes não temos lá muita opção, mas é muito importante ter a consciência da natureza do trabalho que exercemos. O que você está ganhando, além do dinheiro? As atividades que exerce estão ajudando de alguma forma no seu aprendizado e formação? Está sobrando tempo para os estudos? Está chegando à escola muito cansado, estressado? Seus professores sabem que você trabalha?
Que tal falar dessas questões aqui na comunidade Tô no Rumo e nos ajudar a enfrentar dilemas que surgem nessa batalha? Participe!

imagem de Telma Lemos

PRIMEIRO EMPREGO

Ter experiência é uma exigenência do mundo do trabalho. Experiência esta que pode vir do primeiro emprego. Primeiro emprego que muitas vezes é oportunizado pela escola aos alunos.

Só que muitas vezes este aluno, que está no primeiro emprego, como menor aprendiz, que como trabalhador já tem seus direitos violados, pois como menor aprendiz, ou estagiário, tem um número x de horas a ser cumprida, o que na maioria das vezes não acontece, sendo para além do essencial e do obrigatório, o faz muitas vezes chegar atrasado na escola.

Aí levanto a questão esta mesma escola que  oportuniza o primeiro emprego, não o deixa entrar na escola, por ele ter chegado atrasado. O que fazer?

Vote neste Comentário