Seminário reúne jovens para debate sobre o ensino médio

“O ensino médio tem de formar cidadãos”, afirma João Almeida, estudante do terceiro ano. Aluno de escola pública em Macapá, ele é um dos 80 estudantes de todo o país que participam do Seminário Nacional do Ensino Médio Integral: Construindo a Política de Ensino Médio para Todos no Brasil, que teve início na terça-feira, 26, e vai até esta quinta, 28, em Brasília. Além dos estudantes, o encontro reúne técnicos do Ministério da Educação, professores, gestores e representantes das universidades para apresentações e debates sobre experiências bem-sucedidas.

Para João, essa etapa do ensino é um importante momento de decisão para o jovem. “Muitas vezes, somos direcionados para profissões mais reconhecidas, como medicina, direito e engenharia”, disse. O estudante participa ativamente da vida da escola amapaense, em projetos como o Intervalo Alternativo, que oferece música, artes cênicas e apresentações culturais nos intervalos das aulas. A atividade tem apoio financeiro do programa Ensino Médio Inovador, do MEC.

A diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Jaqueline Moll, considera o seminário um espaço para o debate sobre a melhoria do ensino médio no Brasil. “Estamos conhecendo as experiências que já estão em curso — serão 61 nos três dias de encontro —, e como essas boas experiências podem ser aproveitadas em outras escolas”, disse.

O conceito de ensino médio integral usado no seminário ultrapassa a questão formal do número de horas que os estudantes passam na escola.  A coordenadora do ensino médio da SEB, Sandra Garcia, entende que a formação integral não pode se resumir à preparação para provas. “O ensino médio deve contemplar trabalho, ciência, cultura e tecnologia”, afirmou.

Para a gerente do ensino médio da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Maike Ricci, há uma mudança no foco do debate. “A discussão deixou de ser como é o ensino médio, mas como os estudantes querem o ensino médio”, salientou.

Fonte: Portal do MEC. Link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17889

imagem de Paulo Carrano

Um diálogo estimulante

Para nós que estamos nesta correria de animar o diálogo entre os jovens do ensino médio no Brasil, conversar com os jovens reunidos no seminário nacional foi muito estimulante. Jovens de todo o Brasil demonstaram uma grande disposição para a escuta e a conversa sobre os mais variados temas foram abordados no seminário. Fica a convicção de que precisamos abrir mais espaços como esses nas escolas e nas redes sociais para que os jovens narrem suas experiências sobre o que está acontecendo nas escolas do país. Estamos aqui no Portal EMdiálogo disponíveis e desejosos que o diálogo continue nas comunidades já existentes e em novas comunidades que ainda serão criadas para dar conta da diversidade de temas e interesses dos jovens e das jovens das escolas brasileiras.

Paulo Carrano

imagem de shirlei sales

Emocionante

Foi mesmo um evento muito emocionante!

É super gratificante constatar a existência de uma juventude antenada nas questões do seu tempo, envolvida com a consolidação de uma educação de qualidade.

Este evento também deixou a certeza de que o Portal EMdiálogo pode ser um produtivo ambiente para propiciar a interação entre jovens dos mais diferentes locais, que estejam empenhados na construção de mundo melhor

Vlw D+ galera!

imagem de Larissa Nascimento

Uma oportunidade diferente

Bom pra começar, acredito que essa oportunidade que foi dada aos jovens valerá à pena ,não só pelo fato de ter abrido um espaço para que nos pudessemos opinar,mais tambem pelo fato de que aprendemos muito  nesses 3 dias ,as palestras foram muito descontraidas e as intervenções desses diversos temas fizeram com que aprendessemos muito com isso, acredito que boa parte dos jovens levará todo esse conhecimento e porá em prática em seus estados,e quero parabenizar pela ideia do portal,pois esta iniciativa fará com que muitos estudantes tirem suas duvidas e saibam sobre os mais variados assuntos e espero que mais oportunidades como essa sejam criadas ,assim aos poucos ,a educação brasileira avança e os problemas vão encontrando solução,afinal acredito que a educação é a base de tudo.