Jovens entregarão carta das soluções para sustentabilidade às autoridades que participam da Rio+20

Antes que líderes de governo se encontrem no Rio de Janeiro para debater o futuro do planeta, mais de 300 jovens de 100 países se reuniram na cidade para planejar ações para o desenvolvimento sustentável das economias globais. Cinquenta delegados brasileiros estão participando do encontro que termina hoje (12), cujo tema central é “Qual é o papel mais eficaz que a juventude pode desempenhar na sustentabilidade?”. Os jovens participantes encerrarão o evento com uma marcha simbólica diante do Rio Centro. Eduardo Paes, prefeito do Rio, deverá cumprimentar os delegados jovens e receber a carta das soluções jovens para sustentabilidade.

Os participantes são líderes juvenis em seus países e têm até 30 anos. Acampados no Sítio das Pedras, na zona Oeste da cidade, os jovens contaram com infraestrutura montada por voluntários. Lá foram incentivados a definir novas Metas e um plano de ação da juventude.

A 6ª edição do Congresso Mundial de Juventude, primeira na América Latina e no Brasil, começou no dia 5 em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. O encerramento, inclui uma marcha para entregar a sugestões sobre a participação dos jovens na economia às autoridades que participam da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rio+20).

O evento é promovido e licenciado pela Peace Child International em cooperação com parceiros locais. No Brasil, os organizadores são o Instituto Peace Child, Universidade da Juventude e Instituto Raízes da Tradição.

Pauta do encerramento do 6º Congresso Mundial da Juventude

16h Abertura da Ceremônia pelo Presidente da Peacechild International, David Woolcombe16h05 Apresentação do filme dos principais momentos do 6º Congresso Mundial da Juventude16h10 Apresentação das 20 Soluções Jovem pelos representantes de delegados do Congresso16h20 Intervenção da Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo16h25  Intervenção do representante do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural16h30 Intervenção do Superintendente de Políticas de Juventude do Governo do Estado, Allan Borges16h35  Apresentação do filme sobre a Serra da Misericórdia16h40  Intervenção do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

Fonte: World Youth Congress 2012