Governo do Estado quer promover segregação entre escolas da rede estadual com mudança nos uniformes

O governo estadual anunciou mudanças  para o uniforme dos alunos da rede a partir do meio do ano. Os alunos queentrarem nas escolas no segundo semestre já irão receber as novas camisetas e os alunos antigos receberão as suas apartir do início do próximo ano letivo.
A medida já causa polêmica entre profissionais e alunos e um dos pontos mais discutíveis nos novos uniformes propostosé a criação de um “selo de qualidade das Unidades Públicas de Ensino (UPE)” que será afixado nas novas camisetas. O selo – uma espécie de certificação – será concedido às escolas com melhor avaliação na rede a partir de uma avaliação da SEEDUC: além de um bom índice de aprovação de alunos, as “escolas UPE” vão precisar ter professor es que sempredisponibilizem o boletim online (Conexão Educação) para acompanhamento dos pais; que tenham boa gestão e prestaçãode contas em dias; além de infraestrutura de qualidade e quadro de professores preenchido. Estas escolas que sesubmeterem a cumprir tais metas terão um uniforme diferente e broches comemorativos.

SEEDUC vai criar segregação e preconceito entre as escolas por meio de uniformes e distintivos diferenciados

A desculpa do governo estadual é a de que o selo possa servir para orientar os pais na hora de escolher onde matricular ofilho e para estimulas as outras escolas a terem um bom desempenho. O governo vai escolher quais escolas serão “UPEs” por meio do índice de desempenho no SAERJ, e pela relação entre número de aprovados e aprovados. Ou seja, aSEEDUC, por meio de mais uma medida arbitrária, dá mais um passo para a consolidação do seu modelo de metas naeducação estadual, agora, com a distinção entre as escolas que se submetem a sua cartilha por meio dos uniformes.

Ao invés de investir na rede como um todo e valorizar os profissionais que nela trabalham, o governo estadual continuainvestindo no reforço da sua política educacional voltada para o cumprimento de metas e que se baseia num modelo demeritocracia. Com os novos uniformes, que são totalmente discutíveis do ponto de vista moral e, até mesmo legal, ogoverno do estado dá mais um passo em direção ao autoritarismo e à discriminação dos alunos que estudam nas escolasestaduais.

Fonte: SEPE-RJ

****

Acesse aqui a notícia oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro    E, você? O que acha do novo uniforme da rede estadual de educação do Rio de Janeiro?