Ler e servir-se dos seus benefícios.

O Clube do Livro da professora Maria de Luzia evidencia a importância da leitura para todos.

Não podemos negar que a leitura tem o papel de formar nossas opiniões, nossa interpretação, vida acadêmica e profissional. Entramos em contato com essa realidade desde crianças quando vamos ao colégio e a professora diz a nós o alfabeto inteiro , a formação de sílabas, palavras e assim por diante.Dificultando a cada aula, acreditando que no final da Alfabetização,hoje primeiro ano do ensino fundamental, já poderemos ler um livrinho básico.Esse momento,de recebimento do primeiro livro , é motivo até de festinha na escola.

Mas a questão está na criança que tem o incentivo e gosta de ler, pois se desenvolve através da leitura, adquirindo  a capacidade de interpretação, escrita melhor e informações que formarão suas opiniões, sua atitude diante de qualquer situação, sua imaginação e criatividade. Forma-se um jovem com um discurso estruturado e boa argumentação. Creio que seja isso que precisamos os jovens que além de mostrar a cara mostram o seu discurso para que o estereótipo do jovem não seja aquele que parte da manipulação, do consumismo, e  como jovem posso dizer, da incapacidade na construção de um futuro melhor.

Sobre o futuro, concordo e apoio o Bill Gates:

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”

Acreditando na juventude e principalmente nos benefícios que a leitura traz, Luzia de Maria iniciou um clube do livro na escola pública Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, no ano de 1982, e apesar das dificuldades, as respostas que ela teve superaram as expectativas, seus alunos leram até 70 livros em um ano escolar e hoje em dia são homens e mulheres bem desenvolvidos profissionalmente.

A leitura nos move como moveu a Luzia de Maria e os seus alunos, nos mostra um plano de ação para iniciar as mudanças dentro das escolas públicas partindo dos professores ou até mesmo dos alunos. São necessários  outros exemplos assim, como os da Luzia de Maria que constroem pessoas questionadoras e essencialmente pessoas que incentivam as outras, formando um ciclo de mudanças,descobertas.

A leitura, existe aqui a ideia.

O clube do livro, existe aqui uma ação.

imagem de mmoreira

Opa! Que legal seu texto,

Opa!

Que legal seu texto, Andrea!

Um dia uma amiga minha me indagou pq eu não abria uma biblioteca em madureira. Eu acho que aqui não tem. Lembro só de ter uma biblioteca volante, perto de uma das praças do bairro.

Eu acho que leitura de livros - ou mesmo de e-books - é muito importante para exercitar essa linguagem. Creio que as tecnologias possam conviver bem, mas acho que é preciso investir em coisas que retomem o encantamento pelos livros. Como esse clube do livro, por exemplo.

Eu vejo isso nos meus primos pequenos. Eles tem livros, alguns, mas não leem, pois não estão estimulados. Até pq, nesse mundo tão louco, nem meus pais nem eu lemos livros como antes...

Acho que essa dinâmica da vida contemporânea tbm deve ser pensada para vermos o papel do livro.

Vote neste Comentário