Edital Prêmio Agente jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais

 

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, lança o Edital Prêmio Agente jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais



Parte-se do princípio que o acesso à cultura é um direito essencial de todos e que a garantia dos direitos humanos está relacionada à democracia cultural, à pluralidade de práticas cotidianas de interações sociais e à processos de formação de grupos e identidades. Neste entendimento, a produção cultural e simbólica dos jovens pode conformar novos quadros de valores éticos para a sociedade.

 

Serão 500 prêmios concedidos a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais, no valor bruto de 9 mil reais, pagos para cada iniciativa contemplada, em parcela única.

 

CATEGORIAS

Os prêmios serão divididos nas seguintes quantidades e categorias:



Quantidade - Faixa Etária

100 - 15 a 17 

200 - 18 a 24

200 - 25 a 29



Sua iniciativa foi reconhecida na comunidade? Participe! Sua ação cultural pode ser inscrita em uma das seguintes categorias:



- Comunicação, articulação e mobilização

cultural;

- Cultura e tecnologia;

- Pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais

no campo da cultura;

- Formação cultural;

- Produção e expressão artística e cultural;

- Intercâmbios e encontros culturais;

- Cultura e sustentabilidade.

 

Você, jovem, que registra uma manifestação popular, valoriza os idosos da sua comunidade, divulga seu olhar através de uma expressão artística, pode participar! Inscreva-se!



Poderão concorrer aos prêmios pessoas físicas que, no ato de inscrição, comprovem se enquadrar na faixa etária entre 15 e 29 anos, brasileiros natos ou naturalizados e jovens estrangeiros residentes no país há mais de três anos.

 

Os jovens de 15 a 17 anos de idade deverão indicar um representante legal maior de 18 anos para receber os recursos, caso venha a ser selecionado.

 

Atenção!

Cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa cultural para a seleção, sendo inabilitado aquele que apresentar duas ou mais iniciativas e aquele que não se enquadrar na faixa etária estabelecida.

 

Fique de olho!

As inscrições serão realizadas entre os dias 15 de dezembro de 2011 e 31 de janeiro de 2012, pelos seguintes meios:

 

I. Preferencialmente pela internet, com preenchimento dos formulários de inscrição através do Sistema de Inscrição disponível no sítio cultura.gov.br até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2012.

 

II. Pelos correios. A documentação deverá ser enviada via AR – Aviso de Recebimento ou Sedex, fazendo constar no campo “Destinatário” o endereço:

 

Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura:Diálogos e Ações Interculturais 2011

Ministério da Cultura

Secretaria de Cidadania Cultural

SCS, Quadra 09, Lote C, 9º andar - Torre B

Edifício Parque Cidade Corporate

CEP: 70.308-200 Brasília/DF



Organize-se! Você precisa enviar obrigatoriamente os seguintes documentos:

a) Uma cópia do Formulário para Inscrição respondido, digitado, datilografado ou escrito a mão, com letra legível;

b) Declarações constantes dos Anexos 2 e 3 do Edital de Seleção Pública nº 11 - dezembro de 2011/2012;

c) Cópia simples do documento de identidade com a data de nascimento legível,

d) Material que comprove a realização da iniciativa cultural pelo candidato, tais como: cartazes, folders, matérias de jornal, sítios da internet ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, etc.).



Para ler o  Edital,  acesse aqui!

Tire suas dúvidas pelo e-mail: 

agentejovem@ cultura.gov.br 

ou pelo Telefone             61- 2024 2960      



 

Este prêmio é parte dos programas Cultura Viva e Brasil Plural, da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, e respeita os princípios da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Unesco em outubro de 2005. 



Leva em consideração as recomendações do Plano Nacional de Cultura de 2010, as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Juventude e as indicações do documento “Reflexões Sobre a Política Nacional de Juventude 2003-2010”, publicado pelo Conselho Nacional de Juventude em 2011.

Fonte da Matéria: Trilha Cultural

Comunidades:

Comments

imagem de MarceloMarc

Fonte