Piso salarial de professores será fiscalizado por Senadores

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado vai criar um grupo de trabalho formado por três senadores para fazer um levantamento sobre a quantidade dos municípios brasileiros que estão deixando de pagar o piso nacional do magistério, fixado em R$ 950,00 para os professores de educação básica, em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2009.

Na prática, muitos municípios alegam não ter condições de pagar o piso salarial e nem de promover planos de carreira para os professores. Alguns governadores chegaram a ingressar na Justiça questionando a constitucionalidade do piso salarial, aprovado por unanimidade no ano passado pelo Congresso Nacional. Os professores do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, recebem R$ 560 por 20 horas de aulas/mês.

O grupo, que contará com a ajuda de entidades ligadas ao ensino, como o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), também fará um diagnóstico com relação à consolidação do plano de carreira do magistério, a ser implementado até o final do ano.

Para Cleuza Repulho, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que também participou dos debates, o problema está em saber se um determinado município possui ou não condições de pagar o piso salarial. Ela defendeu ainda a construção de mais creches e escolas infantis, além de políticas destinadas a melhorar a infraestrutura das escolas municipais que, observou, encontram-se sucateadas.

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) salientou que gastos com a educação não podem ser carimbados como despesas, e sim como investimentos, enquanto o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor da lei do piso salarial, voltou a defender a criação da carreira nacional do magistério da educação de base.

Comments

imagem de Visitante

vergonha

Não precisam ir tão longe basta olhar o salário do magistério do Estado do Rio de Janeiro!!!

Vote neste Comentário
imagem de Angela

Comentario

 Aqui ,no meu estado Goiás, o governador, dividiu a diferenã que faltava para completar o valor de 950,00, em 16 vezes. Um "trisurdo"!!!!!!!!!

Vote neste Comentário
imagem de Ana

piso salarial

Em MInas Gerais trabalhamos 24 horas e o governador fixou 850 reias de piso, mas não olhou a formaçao, sendo assim tenho biênios,quinquenios, pos-graduçao, sou concursado e recebo liquido 745 e quem entra agora recebe os mesmos 745. Resumo, este salario é uma vergonha!!! O estado do ESPIRITO SANTO paga + - 1500 por 25 horas  para pós graduado... e minas nem chega perto disso.

 

Vote neste Comentário
imagem de Flávia

Piso salarial na cidade de Cataguases - MG

Em minha cidade, não é diferente, talvez nossa situação ainda esteja pior, pois o nosso prefeito insiste em dizer que já estamos recebendo  o piso há muito tempo,trabalhamos as 24 horas e recebemos um salário mínimo,  que com os descontos acaba ficando menor. Ele está dizendo que só temos direito à metade do piso porque trabalhamos a metade das 40 horas mencionadas na lei do piso salarial. Não leva em consideração as horas que passamos planejando as nossas aulas, corrigimos as avaliações, somamos notas e fazemos as observações necessárias para que se tenha um ensino de qualidade. Por isso estamos em greve,a quase uma semana, mas às vezes sinto que não temos amparo, estamos sozinhos, somos pequenos...

Moro em Cataguases, Minas Gerais

 

Vote neste Comentário
imagem de karminha

enchi-me de esperança, quando

enchi-me de esperança, quando a lei do piso salarial para a educação básica, foi publicada...

apenas mais uma lei feita pra não ser cumprida, como todas as que não beneficiam aos legisladores...

professora, aposentada pelo estado de minas gerais, por invalidez, responsável por um filho incapaz(deficiente), não tenho condições para adquirir os medicamentos de que necessitamos, para sobreviver...

enfim, foi apenas mais um sonho...

Vote neste Comentário
imagem de Visitante

hora aula

  Pior ! Nós  em uma cidade de Santa Catarina que trabalhamos hora relogio! quem tem 20 horas tem que trabalhar 20 horas relogio e lecionar 20 aulas dadas e 5 atividades, uma vergonha ja que tem cargos publicos que se trabalha apenas 6 horas por dia.Pergunto! em que hora vamos preparar nossas aula e corrigir nossas provas?

Vote neste Comentário
imagem de Visitante

piso salarial

Infelismente somos uma classe desunida, despreviligiada e composta por medrosos...Quando surge uma greve, basta dos gestores(governadores ou prefeitos) ameçarem de cortar os pagamentos que voltamos todos, assim fica facil...Poderiamos começar por NAO  eleger os governadores e deputados que nao fazem nada pela melhoria da educação brasileira. A começar pelos 5 que entraram no STF contra a lei do piso, pode pesquisar que devem se da direita... PMDB, PSDB... (partido do governador do meu Estado-MG )

Vote neste Comentário
imagem de Ricardo

Piso Salarial????????

O governo de Minas vem alardeando que paga mais do que exigido pela lei do piso salarial. Justifica que por 24 horas paga 850 Reais. No entanto, esta lei è para profisionais com ensino médio (antigo magistério), portanto, ele tornou o sistema de educação um "balaio de gato" onde a formação não é considerada. Quem é licenciado não é contemplado pelo piso. PROFESSORES DEIXEM DE SER PREGUIÇOSOS, FAÇAM COMO EU (FUTURO EX-PROFESSOR) PROCUREM OUTRO EMPREGO, QUALQUER COISA PAGA MAIS E COM MENOS ABORRECIMENTO.

Vote neste Comentário
imagem de Antônio

Piso salarial

O governo de Minas Gerais fica cantando aos quatro cantos, que paga um salário justo. Não entendo, piso salarial de 950, como? Se o meu piso, ou seja, meu básico é de 500,48 e olha que tenho 25 anos de magistério com nível superior e tudo.Isso tudo é mentira. Professores deveremos entrar em greve de verdade agora em 2010. Outra esse nosso Sindicato não está com nada é outra negociador com o governo. Fora Sindicato, foraÁécio de Minas Gerais.

Vote neste Comentário
imagem de li

piso salarial

No mês de janeiro o prefeito da cidade onde moro pagou o piso salarial de 1024 reais. Mas disse que a partir deste mês voltará a pagar o salário antigo. Gostaria de saber se ele pode faze isso ou se é inconstitucional, pois o mesmo cortou todas as vantagens que tinhamos. Gostaria de uma resposta.

Desde já agradecida.

Poté, 10 de fevereiro de 2010.

Vote neste Comentário
imagem de Antonio José

Greve

Imploro a todos os professores estaduais de MG, que unimos, para entrar em greve até o governo pague pelo menos o piso que é LEI. É ridículo o governo afirmar que paga o piso. Será que ele não foi à escola, não sabe fazer conta!

Vote neste Comentário
imagem de Visitante

"Tem que fazer valer!"

É um absurdo a situação salarial dos professores no município de Buritis - MG. No ano passado houve um reajuste nos salários deixando aos professores a falsa ideia de que neste ano receberiam o piso salarial mencionado na lei.

Modificaram o plano de carreira, tornando o salário ainda menor que o anterior. O que deve ser feito para que seja cumprida a lei? E qual a punição para o descumprimento da mesma?

Vote neste Comentário
imagem de Visitante

Re:situação salarial dos professores no município de Buritis/MG.

Olá,

No caso de descumprimento da lei, os professores, através do seu sindicato, poderiam ajuizar uma Ação Civil Pública contra o Municipio ou o Estado, depende de qual é o ente contratante. A Partir daí poderiam requerer atualiação reajustes e indenizações pelos salários a menores recebidos. Sobre a Punição, infelizmente não há, seriam punições administrativas contra deputados vereadores, prefeitos e governo, e no Brasil isso não existe.

Agora se procuram por punição lembre-se esse ano tem eleição: Temos o poder para punir os que não tem compromisso, mas infelizmente neste país de ingenuos, vai terminar tudo do mesmo jeito.

Abraço!

 

Vote neste Comentário
imagem de  ELOIZA

piso salarial

SOU PROFESSORA NA CIDADE DE TIROS -MG

E AQUI O NOSSO PROBLEMA É AINDA PIOR

O ATUAL PRFEITO MUNICIPALIZOU AS ESCOLAS VISANDO MELHORIA

MAS SÓ PIOROU COMEÇANDO PELO SALÁRIO ,QUE ELE REDUZIU.

NOSSO PLANO DE CARREIRA ESTÁ PARA SER APROVADO

E NÃO VALORIZA O EDUCADOR E SIM RETIRA  ALGUMAS VANTAGENS.

ESTAMOS LUTANDO POR MELHORIA MAS INFELIZMENTE NÃO TEMOS APOIO DA CATEGORIA.

E NEM DOS VEREADORES QUE SÃO A MAIORIA A FAVOR DO PREFEITO.

Vote neste Comentário
imagem de wesley soares de oliveira

salario

        Os professores merecem um aumento pois ganhão muito pouco pelo tanto q trabalhão 

e pelo q passão com alguns alunos!!!!!!!!!!!!!!!             

Vote neste Comentário
imagem de wesley soares de oliveira

piso salarial

     Os professores merecem um salario melhor pois trabalham muito

e tem q suportar a presão de alguns pais e alunos !!!!!!!!!!!!!!!!

Vote neste Comentário
imagem de Conceição Palma

critica ao governador anastasia

Gostaria de deixar meu abraço aos companheiros grevistas de Minas Gerais. Não vamos voltar, deixa os PS (puxa sacos) valeu... precisamos unirmos e ganharmos esta luta.

Vote neste Comentário
imagem de Vicente de Freitas

GREVE

Sou professor em Minas gerais tenho doze anos de Estado... hoje recebo 526,00 reais por isto é uma vergonha Aecio e Anastazia... estam criado novamente os AI, Atos Inconstitucionais tentando nos impedir de lutar por nossos direitos.

   Piso salarial já

Vote neste Comentário
imagem de Solange

O salário pago aos docentes

O salário pago aos docentes na maioria dos municípios do Brasil é um incentivo velado para que muitos abandonem a educação e migrem para outras àreas. Um país que não valoriza a educação, e seus profissionais jamais poderá ser considerado o país do futuro.

Vote neste Comentário