Espanhol na escola de Ensino Médio é lei

Mapa_AL.jpgSe a sua escola não tem ensino de espanhol, deveria. Segundo a Lei 11.161, de 2005, todas as escolas de Ensino Médio são obrigadas a oferecer aulas de espanhol. Já a matrícula é facultativa, ou seja, só estuda espanhol quem quiser.

 

As escolas têm até agosto de 2010 para se adequarem à lei.

O Governo brasileiro acaba de inaugurar uma parceria com o Instituto Cervantes, a maior instituição dedicada ao ensino de espanhol no mundo inteiro. A razão dessa parceria é treinar professores no método de ensino do Instituto para que seja seguido nas escolas públicas de Ensino Médio.

A importância de se estudar Espanhol

O Brasil é o maior país da América Latina, nosso idioma oficial é o Português por causa da nossa colonização portuguesa. Porém, AL.jpgem sete dos 10 países que fazem fronteira com o Brasil, a língua oficial é o espanhol e também idiomas indígenas. Ou seja, apesar de ser mais comum o curso de inglês nas escolas e cursinhos, estamos bem mais próximos do idioma espanhol ou castelhano - que é a variante do idioma na América Latina.

Para o vice-presidente da Casa da América Latina Ivan Pinheiro o ensino de espanhol nas escolas pode favorecer a integração dos países da continente sul-americano e centro-americano.

“É importantíssimo para reverter, inclusive, o fato de que o Brasil passou o tempo todo de costas para a América Latina. O nosso país sempre teve uma classe dominante de olhos voltados para a Europa e os Estados Unidos. E não interessa a essa classe a integração com a América Latina”, afirma.

Ele ressalta que é por isso que a instituição estimula o aprendizado do idioma realizando parcerias para oferecer cursos e também o intercambio de brasileiros para países vizinhos.

“Acabo de chegar de Honduras, participei de um ato público e me convidaram para falar. Aí disse a eles que falaria em um outro idioma - o Portunhol”, brinca Ivan.

mao_AL.jpgAssim como a grande maioria dos brasileiros, Ivan não teve na escola a oportunidade de estudar o espanhol.

Você tem espanhol em sua escola? Se não, gostaria de ter?

 

 

 

 

Comunidades:

Comentários

imagem de jois miguel maciel de souza

Espanhol nas escolas

Não sei, verdadeiramente o espanhol vai se colocado nas escolas, tenho minhas dúvidas. Porque?

Já estamos terminando 2009, e ainda não vi nada sobre o espanhol nas escolas. Talveis seja preciso

uma mobilização dos professores de espanhol, para que seja colocado o mais rápido.

Porque?, São muitas escolas, e é preciso ter varios professores. Eu sou professor de espanhol.

 O espanhol era para esta no lugar da lingua inglesa. 

Vote neste Comentário
imagem de Visitante

Me gusta mucho hablar español

Me gusta mucho hablar español, es una léngua mui caliente y romântica. Estoy aprendiendo y cada vez más apasionado por los países, la cultura, la gente de Hispanoamérica.

Vote neste Comentário
imagem de Debora Nascimento Reis

Implantaçao do espanhol nas escolas

Sou graduada em Língua Espanhola, cursista de pós-graduação tbm no idioma e estou vendo o descaso com o qual o estado de Sergipe está tratando esta lei, pois aqui os diretores estão apoiados em outra lei que os desobrigam de aderir a disciplina. Recentemente houve uma seleção para contratação de professores do ensino basico e entre as diciplinas está o Espanhol, só q apos a divulgaçao da vagas oferecidas descobriu-se que nem todas as escolas tinham aderido a este insino e os candidatos classificados nas vagas lançadas em edital estão correndo o risco de não serem chamados. Isso é uma vergonha pois com a exigência da apresentação de exames médicos especificados pela Sec. de Adm. para a contratação muitos se anteciparam e os fizeram em clinicas particulares. Estamos esperando o cumprimento desta lei para que possamos exercer a função que lutamos para conseguir em nossa formação. Espero que o Espanhol seja visto com mais respeito em nosso país e principalmente no estado de Sergipe.

Vote neste Comentário
imagem de Visitante de pau grande

massa

 vou comentar o que nosso amigo acima

Eu sou professor de espanhol hehhehe (Talveis) 

e justificavel pois ele e professor de espanhol certo nao de portugueis

Vote neste Comentário
imagem de Visitante agnaldo sales guerra

não acho que substituir

não acho que substituir espanhol por ingles seja uma ideia aceitavel poi que diz isso não tem um aparelho de DVD,MP3 não come hot dog, nunca ouviu as musicas de michael jacksom, Bom jovi, não sabe quem é Obama, nunca assistiu tv,ei como ele acessa internet, já que a mesma não está em espanhol? vc meu caro tem a mesma ideia de uma certa dançarina de axé que disse"por que aprender inglês se nós falamos português" não adianta nos isolarmos e dizer que só participaremos do merco sul o brasil não é mais uma provincia de portugal ele será a nova potencia mundial e quem pensar ao contrario mude-se pára cuba. na minha opinião o espanhol deve ser incorporado enão substituir uma matéria se vc é professor mesmo deveria saber disso e não dizer loucuras, orkut, msn, face book, i-mail coisas que vc deve usar em que lingua estão????????????????????????????????? 

Vote neste Comentário
imagem de Luciena Reis

Obrigatoriedade do Espanhol no Ensino Médio

 

 Há muitas interpretações equivocadas sobre a obrigatoriedade do Espanhol no Ensino Médio.Muitos estão entendendo que deverá ocorrer a substituição e não é isso o proposto.A oferta é obrigatória,a matrícula é que é facultada ao aluno.Sou professora de Geografia e coordenadora do projeto Ensino Médio em nossa escola,sou totalmente a favor da oferta obrigatória no currículo do Ensino Médio, uma vez que a escola deve ofertar para que o aluno decida sobre as línguas que deseja ter contato ou optar por cursar.Ofertar somente o Inglês é impor ao aluno o que ele deve cursar , além de pôr em "segundo plano" nossas características regionais e culturais.

 

 

Vote neste Comentário