Aluno poderá ingressar na universidade sem concluir ensino médio

caneta_projetolei.jpgO Projeto de Lei 6834/10, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), em tramitação na Câmara, autoriza matrícula em universidade aos estudantes que passaram no vestibular tendo concluído apenas o segundo ano do ensino médio. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Atualmente, a LDB só permite o ingresso nas universidades para os estudantes que concluíram o ensino médio. Para o deputado, é comum que jovens passem em exames seletivos ainda no segundo ano.

A proibição para a matrícula, na opinião dele, é injusta, pois o aluno mostrou possuir conhecimento para entrar em um curso superior.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Publicado em Agência Câmara em 19/03/2010 08:10

***

E você, o que pensa deste Projeto de Lei?

Comentários

imagem de Visitante

Eu acho esse projeto muito

Eu acho esse projeto muito interessante,pois temos muitos casos no Brasil de alunos bons que são reprovados,têm idade de prestar vestibular e não pode.Se você conseguiu passar é porque você tem um tanto quanto ou mais conhecimento do que as pessoas que prestaram-se á conclusão do terceiro ano do ensino médio.

Vote neste Comentário
imagem de Liliane Oliveira Palhares da Silva

Universidade sem concluir ensino médio???

Olá,

Também achamos essa iniciativa interessante, porém temos que ser cautelosos. Existem faculdades que estão muito mais interessadas no retorno financeiro do que com o aprendizado dos alunos e admitem estes sem critério seletivo algum. Dessa forma, não podemos dizer que o aluno "domina" os conteúdos trabalhados no em todo o Ensino Médio e isso deve ser avaliado, já que, alguns conteúdos do Ensino Médio servirão como base para os outros conhecimentos adquiridos em um curso superior.

 

Abraços,

Lili Palhares e Marcos Antônio

Vote neste Comentário
imagem de Hiago

 Eu estou passando por essa

 Eu estou passando por essa situação, ano passado estava cursando o 2º ano do ensino médio, porém comprei alguns livros do 3º ano e comecei a estudar em casa sozinho.

 No final do ano, prestei vestibular para a universidade federal da minha cidade para engenharia elétrica e passei, porém no edital está escrito que é indispensável a apresentação do diploma do ensino médio e agora não sei o que fazer.

 Essa lei seria muito bem vinda.

kkkkkkkkkkkkkkk

Obs: vou ter que estudar a matéria do 3º ano de novo!

Vote neste Comentário