Faces da Escola

Votaçáo encerrada!

Sinopse

O que é a escola? Há alguma diferença entre escola de hoje e a de ontem? Quais são suas semelhanças? e as diferenças? Estas são algumas das perguntas que colocamos neste documentário. O conflito de gerações é evidenciado a partir do depoimento sobre o que é escola. Num vídeo onde a qualidade da educação, da infraestrutura escolar e do comportamento de alunos e professores é pesquisado pelos próprios estudantes, que buscam entender mais sobre esse universo tão especial de aprendizagem.

Escola

E E DIONYSIO VIEIRA
SOROCABA/São Paulo

Comments

Atenção!
Os comentários repetidos, ofensivos e invasivos serão apagados.
imagem de Matheus Tomaz Hayashida

Eu não tenho palavras para

Eu não tenho palavras para descrever a sensação de ver o vídeo selecionado aqui na página, com esses comentários positivos, nos elogiando e aprovando o tema discutido. É muito gratificante para mim ver que o vídeo faz as pessoas refletirem sobre o que realmente é a escola. Faz valer a pena todas as horas que passamos gravando, seja no asilo ou nas escolas. Todo aquele tempo editando, discutindo sobre as melhores cenas e lamentando as que ficariam de fora. A vocês e ao pessoal que participou do vídeo (gravando ou dando seus depoimentos) só tenho a agradecer, assim como ao projeto EmDiálogo. Cada um de nós fez o vídeo acontecer de alguma maneira. Pode parecer egocentrismo da minha parte, mas eu realmente estou orgulhoso do filme. É nosso primeiro vídeo feito para um festival, e acredito que nenhum de nós do Pense em Ovelhas imaginava que vocês aprovariam tanto!
Espero sinceramente que o vídeo tenha servido de algo para vocês, assim como serviu para nós. Infelizmente não podemos incluir tudo o que aprendemos por trás das câmeras, as histórias que ficaram de fora do documentário e todos os risos que essa divertida experiência nos proporcionou.

Obrigado mais uma vez,

Math.

imagem de Halana Gabrielle Francisco De Camargo

O filme foi legal mostro a

O filme foi legal mostro a realidade da escola onde estudamos , mostra tudo o que as pessoas pensam sobre a escola

imagem de thalita silva oliveira

- o vídeo foi muito bem

- o vídeo foi muito bem produzido os alunos estão de parabéns mostrou a realidade em que vivemos o que os alunos passam e pensam sabre a escola ...
O bom desse vídeo e que não foi somente os alunos da Dionysio Vieira entrevistados foram alunos do ensino fundamental e responsáveis por alguns alunos. O vídeo nos permite relembrar a escola da antiguidade e a da atualidade vemos que as escolas antigamente eram mais bem vistas os alunos a frequentarem com mas questão em querer aprender mas ja hoje em dia alunos vem pra encontrar amigos jogar conversa fora e não para aprender ...
O video mudou nosso jeito de pensar sobre a escola

imagem de thalita silva oliveira

- o vídeo foi muito bem

- o vídeo foi muito bem produzido os alunos estão de parabéns mostrou a realidade em que vivemos o que os alunos passam e pensam sabre a escola ...
O bom desse vídeo e que não foi somente os alunos da Dionysio Vieira entrevistados foram alunos do ensino fundamental e responsáveis por alguns alunos. O vídeo nos permite relembrar a escola da antiguidade e a da atualidade vemos que as escolas antigamente eram mais bem vistas os alunos a frequentarem com mas questão em querer aprender mas ja hoje em dia alunos vem pra encontrar amigos jogar conversa fora e não para aprender ...
O video mudou nosso jeito de pensar sobre a escola

imagem de Hester Leão Pereira

É bem interessante, te passa

É bem interessante, te passa conhecimento da "Real escola", de hoje em dia. Retrata o que os alunos pensam da escola, a maioria vê a escola como uma "Prisão", e é o que realmente parece ser.
É pura sinceridade. Ver a escola aos olhos dos alunos, as opiniões deles, eu acho que é o que importa, porque quem faz a escola são os alunos!
Certamente condiz com a verdadeira face da escola.

Estão de parabéns! Realmente um documentário ótimo.

imagem de Ana Caroline Franco

muito interessante, os alunos

muito interessante, os alunos falaram o que todos nós pensamos sobre a escola, e muito bem feito.

imagem de Caroline da Silva Guimarães

Parabéns, o vídeo ficou bem

Parabéns, o vídeo ficou bem intenso e interessante, apontando os problemas das escolas dos dias atuais. ótima ideia compará-las as escolas da geração passada, pois assim vemos o quanto a rigidez está em falta na atualidade. Pois como uma das alunas falou, o modo como os alunos eram ensinados os faziam de todas as maneiras, aprender. E eles se esforçavam, pois sabiam que era preciso. Uma pena a educação ter chegado no ponto em que se encontra, onde os alunos e até mesmo os professores, não estão nem ai. Só vão para as aulas por obrigação.
Parabéns a todos que produziram este documentário, espero que vocês vençam e continuem fazendo trabalhos extraordinários como esse! :)

imagem de Thais Eduarda da Silva

Eu Thais e a Walkiria

Eu Thais e a Walkiria entramos em um acordo que a gente esta virando prisioneira na escola Dionysio Vieira mais e tudo mentira o que estamos falando mais as cozinheiras estão de parabéns porque a comida e muito boa.
Eaioooo ta tirando
zuera fico legal.

imagem de matheus moreira de almeida

muito interessante

muito interessante

imagem de Lucas Henrique Oliveira da Silva

Muito bom trabalho

Muito bom trabalho

imagem de matheus moreira de almeida

parabens ;)

parabens ;)

imagem de Gustavo Henrique da Silva Francisco

Parabéns pelo vídeo,É bem

Parabéns pelo vídeo,É bem interessante a história que ele nos mostra pois retrata muito as diferenças de geração para geração nas escolas, com todas as coisas boas e problemas para aperfeiçoar, Concordo plenamente com a opinião mostrada, Nossa escola parece uma prisão(que é muito mal administrada por sinal), onde o aluno é desvalorizado e a direção a cada dia não mostra afeto, interação e amor pela escola.
#Nossa Realidade
#EE.Dionysio Vieira #Sorocaba-SP

imagem de gabreli rfeitas dos santos

Parabéns a todos que

Parabéns a todos que participaram do video...

imagem de Cristina Ap. Hayashida

A iniciativa do filme em si,

A iniciativa do filme em si, mostra jovens abertos e atentos à sua realidade e às dos outros, um exercício de curiosidade, pesquisa, senso crítico e reflexão. Fiquei encantada !

imagem de Deise Haya

Parabéns pelo vídeo, gostei

Parabéns pelo vídeo, gostei muito. Me fez voltar aos meus tempos de escola. As meninas que deram depoimento e destacaram os livros e a biblioteca, na era da tecnologia, estão de parabéns tbm, nos dá muita esperança em um futuro melhor para a educação.
Acho que cada tempo tem o seu melhor e o seu pior. Por exemplo, na minha época, éramos provocados pelos outros alunos e não existia a necessidade de se criar situações drásticas entre escola-aluno-família como atualmente o famoso "bullying". Por outro lado, tínhamos uns rituais bem bacanas como cantar o hino e hastear a bandeira. Hoje em dia , os alunos tem mais acesso a informações, até por causa da internet, por outro lado justamente por causa da internet, encontram tudo pronto, e muitas vezes deixam de aprender e criar.
Acho q um modelo ideal seria juntar o melhor de todas as épocas e retirar tudo de pior tbm.
Um meio termo ! Parabéns pessoal que produziu o vídeo, além de bem feito, fizeram de modo muito interessante.

imagem de Mario Henrique de Souza

Olá aos meus alunos e

Olá aos meus alunos e participantes.......

Parabéns pelo vídeo grandes alunos, ficou muito boa a explicação sobre o ponto de vista dos alunos da nossa E.E. Dionysio Vieira localizada no município de Sorocaba /S.P., e também a comparação da escola de ontem com a escola atual, isso nos leva a refletir a postura e condições em que a gestão escolar, eu e outros colegas professores temos que ter com vocês alunos.

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra."

Anísio Teixeira
Mario

imagem de Harissa Guimarães

Esses alunos, abordam um tema

Esses alunos, abordam um tema muito importante, que buscam saber qual é os problemas (muros) que há dentro e fora da escola, conseguiram exelentes depoimentos, declarando um pouco isso, pois os muros não são somente físicos, eles mudam, se renovam, esse é o grande problema, acho que não podemos derrubar os muros, e sim lidar com eles. E também acho que são eles que nos ligam, nos unem, ou melhor nós unimos os muros como se fossemos a "argamassa" que o sustenta, mas ainda falta muita variedade de "materiais" ou seja a participação de todos.
O vídeo mostra pra mim isso, as diferenças da luta de cada um para melhorar o que queremos, assim tendo uma "escola sem muros".

imagem de Edla Crisitna Rodrigues Caldas

Excelente de ideia de trazer

Excelente de ideia de trazer as perspectivas de gerações diferentes! Parabéns pelo documentário!

imagem de Vinicius Luiz

Não há muros que segure esses

Não há muros que segure esses alunos, documentário muito bom, mostrando que nada impede a união de antigamente com os dias de hoje, desperta algo bom nos alunos e tambem nos internautas, e que sao todas respondidas aqui nesse otimo documentário! Sigam sempre assim...

imagem de Beatriz Vicentin

Adorei o video, sem duvida o

Adorei o video, sem duvida o melhor que vi

imagem de Gerson Luiz Salinas

Muito interessante o vídeo

Muito interessante o vídeo onde mostra realidades do passado e presente, opiniões dos alunos e de pessoas que há muito tempo passaram por escolas vivenciando as diferenças.

imagem de Isabel Thais da Silva Pessoa

Muito boa produção e o

Muito boa produção e o esquema de desenvolvimento ao decorrer do vídeo! concordo com a opinião de que neste prédio escolar ainda há muito o que melhorar e os modos em que as regras e punições são aplicadas, também necessitam de mudanças urgentes para melhor conforto dos alunos. creio que assim como esses alunos que fizeram este vídeo, há muitos outros alunos que se dedicam cada dia mais em busca de um futuro melhor através do ensino, e este video foi um modo de expressão que deixou bem claro!

imagem de joão victor oliveira

Parabéns pelo documentário

Parabéns pelo documentário ficou ótimo.

imagem de matheus dos santos braz

Gostei muito do resultado do

Gostei muito do resultado do vídeo, deu trabalho mas conseguimos. Parabéns a todos nós! Boa sorte pra gente.

imagem de claudete ruiz mazaia

Excelente trabalho em poucos

Excelente trabalho em poucos minutos conseguimos vivenciar o passado, presente e futuro dos estudantes e escola.Vendo o video tenho a impressão que a escola de antigamente em termos de disciplina era muito boa, talvez na de hoje o aprendizado com toda tecnologia esteja melhor e quem sabe no futuro podemos ter na rede estadual de ensino disciplina(regras+respeito) e a tecnologia e aprendizado do mundo moderno!Parabéns aos alunos e aos participantes do video.

imagem de Mike Gomez Araújo

Você termina os estudos, mas

Você termina os estudos, mas parece que os muros nunca caem, vocês trabalharam isso muito bem, quando entrevistaram criancinhas que estão começando os estudos e idosos que já terminaram, mas cada um tem uma crítica pela escola, ou seja, seus muros (problemas), vividos ou que ainda viveram no caso das crianças, e abordaram também os dias de hoje, com adolescentes, que falam o que acham dessa escola que denominam uma "prisão", seriam esse os muros? Acredito que responderam muito bem a isso nesse documentário. Parabéns, continuem sempre com esse desempenho, e agradeço ao festival que proporciona a sua 3° edição! Parabéns todos.

imagem de Ivanilda Rosa da Silva

É muito bom saber que os

É muito bom saber que os estudantes da escola do nosso bairro estão fazendo um trabalho tão importante ao que aborda o documentário, o que a mídia não mostra, esse vídeo mostra, que é o que os alunos pensam... Ninguém para pra ouvi-los, e acho que esse festival é o lugar perfeito, para se expressar, ter um dialogo! Essa seria uma base para o que buscam, "uma escola sem muros"
Boa sorte pessoal!

imagem de Lucas Ataide Silva

Fico muito feliz com o vídeo,

Fico muito feliz com o vídeo, satisfazendo a todos, que comentaram e votaram, e todos os que participaram, crianças, jovens, idosos... Todos nós fomos ligados por uma única coisa, a "ESCOLA", esse é um grande exemplo de uma escola sem muros, obrigado a todos que apoiaram! um grande abraço.

imagem de Maria Eduarda Barreto Pessanha

Achei o video super

Achei o video super interessante, pois ele mostra o ponto de vista de varias pessoas de idades diferentes, qe estudaram em diferentes escolas. E pelo meu ponto de vista, esses jovens tem um futuro brilhante pela frente, pois a capacidade que eles tem de se empenhar e sempre estar tentando dar o melhor de si é imensa.
Espero que vocês vençam e que continuem a fazer esse otimo trabalho que todos vocês vem se empenhando a fazer! Beijos, amei o video!

imagem de joao marcos carrote

muito bom vídeo de vocês,

muito bom vídeo de vocês, tocando ne um tema muito delicado entre diferenças de gerações, cada um tem seus muros no seu particular, sendo eles um diferente dos outros, como diz, um conflito de gerações, parabéns pela criatividade e forma de trabalho, boa sorte!

imagem de Matheus Tomaz Hayashida

Fico feliz que tenham

Fico feliz que tenham gostado. =D

imagem de MILTON CESAR

Bem apresentado com uma visão

Bem apresentado com uma visão do passado e futuro sobre a educação!! Estão de parabéns!!

imagem de Rafael Vigentin

Achei excelente o

Achei excelente o documentário produzido pelos alunos dessa escola!
Muito bem produzido e discutiu questões importantes da escola atual.

Assista Também

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo