Projetos de Vida

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Tema:Projetos de vida

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias

Área temática:Planejamento e reflexão sobre os projetos de vida

Público:Alunos do Ensino Médio

Formato da Oficina:8 horas

Objetivo:Promover a reflexão sobre o cotidiano atual dos/as jovens pensando nos espaços ocupados, nos lugares visitados e com o que eles/as se identificam. E a partir dessa reflexão pensar em uma projeção para o cotidiano futuro. 

 

 

1º momento

Sugerir aos/as alunos/as que construam um desenho que represente os seus/suas projetos de vida.

- É interessante observar que o um dos objetivos da produção dos desenhos é a possibilidades que essas imagens trarão enquanto elementos para a discussão acerca do que tem mais relevância e faz mais sentido sobre os projetos de vida dos/as jovens.

2º momento

A partir desses elementos e referências iniciar diálogos sobre o campo de possibilidades para pensar o presente e planejar o futuro.Ler o texto abaixo, que está disponível na comunidade “Projetos de futuro” (Texto de apresentação da comunidade) e a música “Quando você crescer” do Raul Seixas.

Obs: Ter o cuidado de não trabalhar a questão dos projetos de vida apenas na perspectiva profissional, pois ela é ampla e diversa.

Projetos de futuro

O que você vai ser quando crescer? A pergunta foi feita a cada um de nós quando ainda não podíamos fazer muito mais do que sonhar, fabular, imaginar o futuro distante da vida adulta. Bem, agora já estamos grandes – ou quase! – e quanto mais o tempo passa mais concreta vai ficando a necessidade de termos uma resposta. Ou melhor, uma resposta ainda não, mas uma ideia mais séria, um projeto, pois se trata de uma das questões mais difíceis e incertas da vida.

De um lado, são tantas as possibilidades! Quantas são, de outro lado, as limitações. Tudo vai depender de uma quantidade enorme de coisas que, nem sempre, podemos controlar – o lugar e o tempo onde nascemos e crescemos, pessoas que encontramos ao longo do caminho e situações que vivemos e que nos influenciaram, desejos, acasos, necessidades, chances aproveitadas, esforços às vezes bem sucedidos, às vezes fracassados... São tantas as variáveis possíveis que o percurso da vida de cada um é único. Ele até poderá se parecer com outro, mas nunca vai ser exatamente do mesmo jeito. Nos resta ter consciência da nossa própria história e inventar, a partir dela, o nosso lugar neste mundo grande.

Poucos momentos podem ser tão importantes na definição de nosso futuro quanto a transição que vivemos no Ensino Médio (ou talvez na não definição, depende do tempo e circunstância de cada um). Como vou ocupar o meu tempo? Vou encarar o vestibular e seguir estudando? Qual curso vou fazer? Superior? Aí vão ser quatro, cinco anos de definição, mais a carreira profissional que virá depois e pro resto da vida! Ou quem sabe um curso técnico, que pode me dar um emprego mais cedo? Vou só trabalhar, por enquanto? Quais são as minhas prioridades? Vou sair da casa dos pais? Vou me casar? Ter filhos? Montar uma banda? Um negócio? Qual é meu talento? Será que eu tenho algum em especial?

Espera! Não nos afobemos, não. Vamos respirar e nos dar um tempo para compartilhar ideias, dúvidas, sugestões, informações. É por isso que criamos a comunidade Projeto de Vida. Vamos construí-la juntos e, quem sabe, ajudar a iluminar o caminho pessoal que cada um tem diante de si.

Quando Você Crescer - Raul SeixasO que que você quer ser quando você crescer?

Alguma coisa importante

Um cara muito brilhante

Quando você crescer

Não adianta, perguntas não valem nada

É sempre a mesma jogada

Um emprego e uma namorada

Quando você crescer

E cada vez é mais difícil de vencer

Pra quem nasceu pra perder

Pra quem não é importante...

É bem melhor

Sonhar, do que conseguir

Ficar em vez de partir

Melhor uma esposa ao invés de uma amante

Uma casinha, um carro à prestação

Saber de cor a lição, que no...

Que no bar não se cospe no chão, nego

Quando você crescer

Alguns amigos da mesma repartição

Durante o fim-de-semana

Se vai mais tarde pra cama

Quando você crescer

E no subúrbio, com flores na sua janela

Você sorri para ela

E dando um beijo lhe diz:

Felicidade

é uma casa pequenina

é amar uma menina

E não ligar pro que se diz.

Belo casal que paga as contas direito

bem comportado no leito

Mesmo que doa no peito

Sim...

Quando você crescer

E o futebol te faz pensar que no jogo

Você é muito importante

Pois o gol é o seu grande instante

Quando você crescer

Um cafezinho mostrar o filho pra vó

Sentindo o apoio dos pais

Achando que não está, só

Quando você crescer

Quando você crescer

Quando você crescer

3º momento

Dinâmica de pensar o cotidiano atual e o cotidiano no futuro

Se possível, arrumar a disposição das cadeiras em círculo para que diálogo ocorra diretamente com todos/as, e pedir para que eles se apresentem dizendo quem são (sugestões para a discussão: quem você é além dos muros da escola? Quais os papéis sociais que desempenha?) e como são os cotidianos atuais de cada um/a.

Assim que todos/as tiverem relatado seu cotidiano atual, pedir para que eles/as fechem os olhos e projetem o cotidiano futuro daqui a 5 anos. Ex: Como eles/as desejariam estar?

A fim de fechar a dinâmica e inspirar para a próxima etapa, passar para os/as alunos/as o vídeo (Vídeo Use filtro solar)

4ºmomento

A criação dos cenários

A partir dos relatos dos/as jovens sobre as perspectivas futuras, solicitar que cada um  produza um cenário com colagens a partir de revistas e jornais.

Esse cenário pode ser feito numa folha A3 ou numa cartolina, e os recortes darão vida ao cenário. O objetivo é que essas figuras e a posição delas dêem contorno a esse cenário.

Os/as alunos farão colagens com revistas e jornais de lugares, objetos que representem o projeto de futuro ou onde ele se imaginaria daqui a uns anos.

5ºmomento

O caminho das pedras

Após o cenário concluído, provocar a reflexão acerca do campo de possibilidades para se alcançar a projeção realizada no momento anterior.

Sugestão: Essa reflexão pode ser feita através de texto (em tópicos ou discursiva) atrás do cenário produzido.

6º momento

Postagem no Portal

Cenários concluídos, cada jovem deve postar a sua produção e trascrever no post o texto do verso da folha. A postagem pode ser feita através de fotos ou scanner no Portal na comunidade “Projetos de futuro” (Comunidade Projetos de futuro).

 

 

 

Autor desta proposta: 
Equipe Portal EMdiálogo BH