Oficina de Linguagens

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Tema: Olhar, ouvir e registrar

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias

Área temática: Artes visuais, Literatura, Linguagens

Público: Proposta para realização de micro-oficina cultural para os cursistas do Jubemi e/ou  para Alunos/as do Ensino Médio

Formato da Oficina: 8 horas

 

Objetivo:

  • Trabalhar a perspectiva do olhar dos/as jovens a partir de obras consagradas na arte e na literatura dialogando com o ciberespaço onde utilizaremos o espaço do portal EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br) para a produção de conteúdo.

  • Pretende explorar o olhar, o ouvir e o registrar na apreciação, criação e sobreposição da linguagem visual e da linguagem textual para a criação de uma “imagem-sonora” (audiovisual) ou um slide show.

  • Provocar o deslocamento na percepção e no sentido que, ao serem interpretados, tendemos a fixar em um só significado, em uma só resposta.

 

 

Como será a oficina

1- Apresentar duas referências que contenham o conceito de criação / construção de uma imagem. Sugestões:

a- o poema O Fotográfo, de Manoel de Barros

b- a pintura Tentando o impossível, de René Magritte

2- Debate acerca das duas obras. No poema de Manoel de Barros e na pintura de Magrite os sentidos são colocados numa perspectiva original. O olhar, o escutar, o sentir, são reconfigurados, deslocando a ordem natural da percepção. Por exemplo: podemos “ver” o perfume ou o silêncio?; se sim, que forma eles teriam?

3- Dividir a sala em grupos pares. Para cada um dos dois grupos que formam pares será proposto o seguinte: um grupo irá criar um texto (de meia página) sobre a pintura (em um gênero literário escolhido: poema, letra de música, crônica, diário, descrição ou outros) e o outro grupo irá criar uma imagem (em uma técnica escolhida: desenho, guache, fotografia, colagem etc.) sobre o poema.

4- Após as criações, cada grupo (o do texto e o da imagem) irá apresentar à turma os os trabalhos criados.

5- Após assistir à apresentação de cada um, os grupos irão discutir e conectar, fazendo uma montagem em slide show, os textos e imagens criados. Para isso será necessário adaptar as imagens e os textos para o audiovisual, realizando a narração do texto criado e digitalizando a imagem criada. A montagem irá produzir uma mudança no sentido inicial de cada criação, produzindo, assim, o deslocamento e o estranhamento desejado para a atividade. É importante lembrar que o “nonsense”, “falta de sentido” ou uma “ ideia de absurdo” podem ser contemplados na atividade, na criação final, considerando que o objetivo é justamente o deslocamento perceptivo.

 

 

 

Autor desta proposta: 
Equipe Portal EMdiálogo BH