Water and Sanitation for All

Caderno III – Ciências da Natureza - Reflexão e Ação – Página 41 do Caderno Adaptado
Título: Water and Sanitation for All ( Água e Saneamento básico para Todos)

Autora: Magda Barros
Investigação Temática: levantamento do tema ÁGUA
Temas Transversais: Meio Ambiente e Saúde
Interdisciplinaridade: Inglês, Biologia, Sociologia e Geografia
Objetivos: Localizar os oceanos no mapa-múndi; distinguir problemas e soluções relacionadas ao meio ambiente; interpretar e utilizar expressões formadas com a palavra water; usar a linguagem oral para colocar-se como agente transformador diante do problema da falta de água; produzir listas referentes às atividades que podem ser tomadas para reduzir o consumo de água;
Justificativa: A grande necessidade de formar cidadãos mais conscientes e críticos acerca do mundo em que vivem, com um conhecimento mais aprofundado, a fim de ser capazes de contribuir para a mudança de nossa situação ambiental atual.
Recursos Materiais: livro didático, data show, notebook, quadro branco e mapa-múndi.
      Artigo
Water and Sanitation for All
Partindo da informação de que o dia 22 de março é foi instituído como o Dia Mundial da Água pela ONU desde 1993, propus uma reflexão sobre os problemas referentes aos recursos hídricos do planeta e a busca de soluções para resolvê-los.
A partir dessa temática, apresentamos dados baseados em estudos da realidade
• O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) divulgado em março de 2010 revela que 87% da população mundial está bebendo e utilizando água potável para o consumo e somente 39% tem acesso a saneamento básico. Por isso, um dos objetivos de desenvolvimento do milênio é que até o ano de 2015 o número de pessoas que não contam com saneamento ambiental básico nem com água potável seja reduzido pela metade.
• A grande maioria dos que não têm acesso a água potável nem a saneamento básico vivem em zonas rurais, embora, no mundo, o número de pessoas que vivem em zonas rurais seja praticamente o mesmo das que vivem em zonas urbanas. América Latina e Caribe, sul as Ásia e Oceania são regiões em que essa diferença é bastante acentuada.
• A população que mais sofre com a escassez de água potável e saneamento básico é a das regiões da África subsaariana (Congo, República Centro-Africana, Ruanda, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djibouti, Eritreia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental,  Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mauritânia, Mali, Niger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo). Segundo estudos, no ritmo atual, a região só alcançaria a meta de reduzir a escassez pela metade em 2076, com mais de 60 anos de atraso em relação à proposta da ONU.
E estimulamos a proposição de problematizações iniciais pelos estudantes:
• Você acha que um dia a água doce pode acabar?
• Em sua opinião, como é a qualidade de vida das pessoas que vivem em locais onde não há tratamento de água?
• Em sua cidade, todos têm acesso ao saneamento básico?
• Qual o nome dos oceanos?
• Quais são as condições desses problemas e no Brasil e o que tem sido feito para solucioná-los?
Sugerimos aos alunos leituras informativas, complementares e aprofundativas sobre a temática.
A partir das problematizações apresen¬tadas, no momento da Organização do Conhecimento os pudemos trabalhar as relações envolvendo a sáude e a falta de saneamento básico. Permitimos a identificação e a localização dos oceanos no mapa-múndi. Esclarecemos que os oceanos correspondem a um enorme volume de água salgada que se encontra por grande parte da superfície terrestre. Eles são muito importantes, pois contribuem para a composição e o equilíbrio climático, sendo responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e por reter calor (Obs. O estudo dos mares e oceanos é chamado de oceanografia).
Sugerimos o acesso ao site (também sugerido pelo livro de inglês adotado pela escola – Up Grade- vol. 2, unidade 7) Waterfoot Print ( http//www.waterfoot- print.org/?page=files/home). Esse site ajuda a saber a quantidade de água necessária para a a produção de determinados produtos, como carne, leite, café, milho, papel e algodão. Além disso, informa o consumo anual de água de cada país. Uma ferramenta interessante disponível neste site é uma calculadora que indica o consumo direto e indireto de água de uma pessoa de acordo com os seus hábitos.
A Aplicação do Conhecimento deu-se através das discussões temáticas com os alunos, através da leitura em grupos de textos em inglês, tais como: Targeting Sanitation ( Extracted from Our Planet: The Magazine of The United Nations Environment Programme,v.14,n.4, p. 19), Areas of  Physical and Economic Water Scarcity ( Source: UM-water, 2007), Imagine living in a house without running water ...( Extracted from  www. Savewater. com). Todas essas leituras em inglês foram  num momento seguinte acompanhadas da transcrição auditiva -  “listening activity” , a fim de desenvolver  a compreensão  da língua inglesa falada.
Também foram feitas algumas atividades escritas de fixação, exercícios em inglês que trabalharam o vocabulário e a criação de frases criativas envolvendo o nome WATER. As produções finais dos alunos foram corrigidas pela professora, os grupos foram convidados a ler oralmente suas listas de frases construídas, a professora escreveu as listas no quadro e, por fim, discutiu com os alunos as ideias apresentadas.
Esse artigo é um exemplo de como uma temática contemporânea pôde ser abordada pela área de inglês de uma maneira interdisciplinar, envolvendo seus componentes curriculares na organização de uma abordagem pedagógico-curricular por meio dos momentos pedagógicos.
Acreditamos que as possíveis rela¬ções entre ciência e cotidiano são ricas e necessárias do ponto de vista da participação ativa na sociedade, sobretudo ao contribuir na tomada de decisão e processos de escolha que terão impacto na vida do alunado e de sua comunidade, por um lado, e ao ter acesso a uma forma de encanta¬mento pelo mundo, ampliando sua visão sobre a realidade.
Compreendemos que as Ciências da Natureza são constituídas por atividades sociais e culturais produ¬zidas no diálogo com inúmeros outros conhecimentos é um primeiro princípio. É preciso superar a visão, ainda tão comum, de cientistas solitários que desenvolvem teorias complexas sobre o mundo natural a partir somente de seu talento nato. E, no entanto, a superação dessa visão fica deixada clara pelo trabalho conjunto dos alunos sobre os problemas relacionados à Água e ao Saneamento Básico para Todos,  embasados nos componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar.