UTILIZAÇÃO DO JORNAL DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA

O presente projeto tem como temática o pouco desenvolvimento de nossos alunos nas disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, consideram  a maioria das matérias chatas e difíceis ,têm aversão às leituras e interpretações de qualquer que seja o texto. Aí está a razão que cada vez mais estamos formando gente desqualificada para a vida.
Pensando em um modo de revertermos essa situação, trazemos a proposta de aulas mais interessantes, por meio da oferta de atividades  significativas para o adolescente. Destarte, tendo em vista não só o baixo nível social, cultural e econômico, mas, sobretudo a falta de interesse e dificuldade de aprendizagem, em adquirir domínios lógicos, surgiu a necessidade de averiguar a problemática e tentar atuar na questão, visando minimizar os problemas detectados, como: vocabulário inadequado, desorganização do raciocínio lógico linguístico  e incoerência textual. Assim, apresentamos propostas de uso dos jornais nas atividades pedagógicas (notícias, gráficos, classificados ,previsão do tempo, reportagens ,imagens ,entrevistas), podendo abranger a atividade para Língua Portuguesa ,Matemática, Artes, Biologia, Física ,Geografia ,Sociologia e outras, esperando  facilitar o processo da construção do conhecimento interdisciplinar, buscando melhores ensinos e aprendizagens.  Com a realização deste projeto, oportunizar-nos-emos mudanças de práticas pedagógicas, deixando as tão propaladas práticas tradicionais, atrelando-nos aos recursos dos meios de comunicação, tentando resgatar de nosso alunado, o interesse e gosto pela leitura, o despertar do senso de criticidade e criatividade.

OBJETIVO GERAL
Vivenciar atividades pedagógicas no campo da língua materna a fim de desenvolver consciência crítica a respeito da importância de se adquirir hábitos de leitura, por meio de situações atuais, noticiadas.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Vivenciar o uso correto do jornal, identificando seus cadernos.
2. Fazer despertar o interesse de leitura do jornal, cotidianamente.
3. Adquirir aprendizagens através da leitura e da pesquisa, no âmbito das disciplinas.
4. Revisar regiões geográficas, apresentando o mapa - mundi .
5. Conhecer o Brasil dividido em regiões climáticas.
6. Vivenciar a oralidade e a escrita, com sequência, coerência e coesão.
7. Calcular média aritmética.
8. Trabalhar com números inteiros (negativos e positivos) através de situações reais. 
9. Trabalhar com números decimais através de situações reais.
10. Calcular a área de sua casa, desenvolvendo a habilidade de cálculo, com o entendimento  de fórmulas e operações fundamentais.
11. Comparar áreas entre a de sua casa e de outras casas, anunciadas no jornal.
12. Refletir sobre a extensão territorial do país, do Distrito Federal, da cidade onde mora, de sua casa e de seu quarto de dormir.
13. Analisar gráficos, produzir textos e situações-problemas através de leitura conduzida.
14. Resolver desafios e situação-problemas que envolvam raciocínio lógico e crítico.
15. Coletar, interpretar e confeccionar dados de maneira significativa.
                                            
RESULTADOS ESPERADOS
Após a aplicação do projeto, o aluno deverá ser capaz de:
- Vivenciar o uso correto do jornal, identificando seus cadernos.
- Despertar o interesse de leitura do jornal, cotidianamente.
- Adquirir aprendizagens através da leitura e da pesquisa.
- Construir figuras geométricas sólidas (poliedros), usando a história da matemática, ligando as figuras a itens que compõem o universo ou ao próprio universo.
-  Revisar regiões geográficas, apresentando o mapa-mundi
-  Conhecer o Brasil dividido em regiões climáticas.
- Vivenciar a oralidade e a escrita, com sequência, coerência e coesão.
- Calcular média aritmética.
- Trabalhar com números inteiros (negativos e positivos) através de situações reais.
- Calcular a área de sua casa, desenvolvendo a habilidade de cálculo, com o entendimento  de fórmulas e operações fundamentais.
- Comparar áreas entre a de sua casa e de outras casas, anunciadas no jornal.
- Refletir sobre a extensão territorial do país, do Distrito Federal, da cidade onde mora, de sua casa e de seu quarto de dormir.
- Analisar gráficos, produzir textos e situações-problemas através de leitura conduzida.
- Resolver desafios e situação-problemas que envolvam raciocínio lógico e crítico.
- Coletar, interpretar e confeccionar dados de maneira significativa.                                      
 
ETAPAS METODOLÓGICAS

A seguir, um resumo de  como será trabalhado o jornal em sala de aula, a partir das seguintes ações:
1.Convite a colegas professores para participarem  do projeto;
2.Buscar parcerias para adquirir jornais suficientes para serem manuseadas pelos alunos.
3.Exploração de conceitos matemáticos, da língua portuguesa  e outras matérias envolvidas, numa discussão sobre diversos temas a partir do jornal.
4.Estudo da proposta do Projeto Interdisciplinar na escola.
5.Elaboração do Planejamento. Elaboração do  Projeto referente às experiências vivenciadas, contribuindo com sugestões para que os jornais sejam utilizados por alunos e professores na realização de atividades pedagógicas interdisciplinares.
6. Execução do projeto na escola pelos professores envolvidos.
7. Conclusão do Projeto.
8.Avaliação/Reflexão sobre a realização das atividades/execução do projeto.

AVALIAÇÃO

A avaliação como parte integrante da organização do trabalho pedagógico tem intenções formativas, por isso, não será realizada em momentos privilegiados ou por meio de instrumentos pontuais.
A avaliação se dará durante todo o trabalho e se comporá de auto-avaliação, avaliação do grupo por meio do registro no roteiro das atividades desenvolvidas e pela construção coletiva de um portfólio.
O portfólio deve mostrar as evidências das aprendizagens dos estudantes, para isso, será composto de atividades individuais e coletivas. Algumas dessas atividades fazem parte do planejamento geral e devem necessariamente compor o portfólio, no entanto, os estudantes devem ser estimulados a desenvolver a autonomia e a criatividade, por meio da inserção de atividades que julgarem importantes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Refletindo, espera-se que os resultados sejam de um excelente aproveitamento, uma vez que o grupo terá a oportunidade de vivenciar inúmeras experiências em torno do conceito da interdisciplinaridade, envolvendo as matérias que os alunos estão cursando, essas, serão levadas para as suas práticas pedagógicas.
É relevante mencionar  que este Projeto foi outrora elaborado e utilizado com alunos do Ensino Fundamental, logrando êxito. Espera-se, assim, que com o empenho de professores envolvidos e a participação dos alunos , que seja bastante proveitoso.