"Uso sustentável da água"

Com base num estudo realizado pelos professores do CED 310 a temática do uso da água ficou em evidencia levando-se em conta a atual situação pela qual grandes cidades brasileiras estão sofrendo, com o desabastecimento cada vez mais preocupante. Desde os primórdios da história a água exerce papel fundamental no desenvolvimento das grandes civilizações como a mesopotâmica e egípcia, que desde então tem realizado esforços no sentido de valorizá-la e preservá-la; essas civilizações localizadas em regiões desérticas floresceram as margens de seus respectivos rios beneficiando-se em sua maioria das práticas agrícolas praticadas pela população.
A temática da escassez de água na atualidade tem sido bastante discutida, pois seu uso inconsciente somado as condições das constantes transformações climáticas que o planeta vem sofrendo, traz a tona uma preocupação nova em torno da possível e concreta realidade de escassez de recursos hídricos.
Ao longo dos séculos o ser humano tem demonstrado uma postura negligente em relação à preservação dos recursos hídricos em geral, e agora o planeta está mandando a conta. Grandes metrópoles como a cidade de São Paulo e outras cidades das regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste, já sentem os efeitos do racionamento de água, isso sem mencionar outros continentes como o africano em especial que há séculos já sofre com a escassez cada vez maior de água.
Apesar das previsões nebulosas, pouco está de fato sendo feito, as autoridades pouco fazem no sentido de criar politicas públicas no sentido da preservação, aproveitamento e até reuso da água.
A escassez de água provoca um efeito dominó, pois sem ela uma serie de serviços serão consequentemente prejudicados como a distribuição de energia, por exemplo, que leva a outra série de prejuízos.
A água se faz presente na composição dos seres vivos, sendo importante também na realização de diversas reações químicas dentro do organismo. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Sabendo-se que hoje a população mundial é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio.

OBJETIVO GERAL:
- Promover um amplo trabalho de educação interdisciplinar para conscientizar a todos da comunidade escolar quanto ao uso sustentável da água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Orientar o trabalho dos professores de maneira interdisciplinar o tema do uso sustentável da água,
- Enriquecer o currículo escolar com atividades teóricas e práticas na exploração do tema transversal “Uso Sustentável da Água”,
- Despertar nos alunos o reconhecimento da importância da água na sua vida e que o seu uso sustentável é uma forma racional de evitar a sua falta no futuro,
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Médio, com a participação de seus respectivos professores e pais.
JUSTIFICATIVA:
Conforme previsto no Calendário escolar de 2015, toda a rede pública de ensino deverá trabalhar a temática da água no período de 23/03 à 27/03 na Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água  (Lei nº 5.243 de 15/12/2013).
METODOLOGIA:
A escola deverá se reunir e planejar as ações a serem executadas durante os meses que antecedem a data prevista para a Culminância da Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água conforme calendário escolar. Além disso, poderá também antecipar e discutir a realização da Feira de Ciências junto com a culminância sobre o tema Água.
 Planejamento das Ações: 04/02 – 13/02/2015
 Execução das ações com os alunos sobre orientação dos professores: 23/02 – 20/03
 Culminância do projeto com exposição dos trabalhos: 23/03 – 27/03.

SUGESTÕES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES:
Vale destacar que o sucesso de uma proposta como essa exige esforço integrado de todos os professores, coordenadores e demais profissionais da educação, por meio de métodos interativos, integrados ao currículo, e que promovam a conscientização do uso sustentável da água.
– BIOLOGIA
- Importância da água para os seres vivos,
- Uso sustentável da água no dia-a-dia da comunidade
- Experimentos que promovam a melhoria na qualidade de vida tendo em vista o uso sustentável da água,
- Investigar através de pesquisas de cunho científico formas de minimizar o problema do desperdício de água e ainda sugerir soluções para o problema em nossa comunidade.
- LINGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre uso da água;
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de músicas, poesias sobre o tema,
-MATEMÁTICA
- Organizar cálculos e gráficos com números sobre o desperdício da água através de ações cotidianas como um banho de chuveiro, escovar os dentes, lavar o carro,
- Organizar tabelas com dados de desperdício de água e realização de exercícios,
- INGLÊS
- tradução de textos e músicas com a temática água e desperdício,
- QUÍMICA
- Composição química da água e suas propriedades,
- Reações químicas importantes que ocorrem na presença de água
- Processo de destilação da água
- Processo de dessalinização da água do mar
- HISTÓRIA
-História de como as civilizaçãoes utilizam a água,
- Uso da água através de formas de irrigação utilizadas pelos diversos povos da antiguidade,
- GEOGRAFIA
- Ciclo da água na natureza
- Formas do uso da água pelos povos da atualidade,
- Países que sofrem sem uma água adequada para o consumo,
- Países que realizam guerra pela água
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- Importância da água para o organismo durante a realização da atividade física,
- Consequências da desidratação para o corpo humano
- Isotônicos x água mineral
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Desenhos com a temática “água”,
- Artistas famosos que utilizaram o tema água em suas obras,
- Compor músicas e peças de teatro sobre a água
RECURSOS HUMANOS
- Equipe gestora da Escola;
- Equipe administrativa da Escola;
- Corpo Docente da Escola
RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS
- Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta plástica de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.;
- Spray de cores diversas;
- Data Show e computador portátil;
- Equipamento de som, com caixas e microfone;
- Aparelho de DVD e televisor tela plana.
- laboratório de Informática( para pesquisa e acervo)

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
A avaliação das ações realizadas e apresentadas na Semana de Conscientização do Uso Sustentável da Água serão realizadas durante as coordenações nos dias 30/03, 31/03 e 01/04.