UMA ABORDAGEM QUÍMICA PARA GENÉTICA HUMANA

Antônio Marcos S. Trevisoli
Cybele Gusmão

Danilo Farias

Este trabalho foi produzido entre os professore do CED 01 do Cruzeiro, visando à aprendizagem dos alunos de forma mais interativa, descomplicada e efetiva.

Neste trabalho, escolheu-se uma vertente (tema gerador), genética, mais precisamente genes que dão pigmentação a pele, utilizando para tal fim os alunos de terceiros anos do CED 01 do cruzeiro. E dentro dele, no braço da química foi abordado aspectos relacionados com a exposição de pessoas brancas, negras e morenas a exposição das radiações solares.
Segundo levantamento realizado pelo CENSO de 2007, a variação de cores dos brasileiros possui uma escala de até 144 tonalidades diferentes, este fato é devido à grande miscigenação ocorrida no Brasil desde que fomos colonizados. Há dados que a duzentos anos atrás o país era composto por 54% da população de negros. Nos dias de hoje esta proporção é de apenas 6%, demonstrando assim, o quanto o brasileiro está deixando a “cor passar em branco”1.

Mas a biologia concluiu que a cor da pele não é apenas um grande espectro entre o branco e o preto, pela forma de resistência aos raios ultravioleta, mas sim, pela vitamina D e o ácido fólico.
Segundo, Sheila Lobato - A conclusão que se impõe é uma só: a cor tem mais a ver com a continuidade do gênero humano sob diferentes condições de insolação do que com sua raça. Em resumo, a cor da pele humana se deve a um ajuste natural cujo objetivo é assegurar a procriação de seres normais - a perpetuação da espécie.

Desmembrando os conteúdos nas diversas áreas do conhecimento e enriquecendo estes com partes da história, evolução, tecnologia e principalmente fazendo conexões com a vida de cada um destes seres vivos.

Com este foco, tentou-se demonstrar o quanto a radiação, uma matéria especifica do curso de química, aliada às condições genéticas, podem provocar doenças como câncer mais em pessoas de cor branca do que em pessoas negras. E como a ciência juntamente com a tecnologia poderiam se aliar através de estudos de casos para diminuir a doença ou minimizar seus efeitos de pessoa para pessoa.

Com esta perspectiva, tentou-se descomplicar em primeira instancia que a química está desconectada da vivencia das pessoas e principalmente dos alunos. Outra preocupação, foi estabelecer vínculos, entre outras áreas do conhecimento, que neste trabalho foram: biologia, física, química, matemática, história, filosofia, português, dentre outras.

O trabalho deveria iniciar, dentro de uma perspectiva de enfoque das várias áreas, e cada uma delas teria que evidenciar o que dentro da área especifica estava contida no tema gerador.

Os alunos dos terceiros anos viram radioatividade, no segundo ano do ensino médio, o que nos enfatiza a forma de resgate de conhecimentos anteriores e a ligação destes conteúdos com conteúdo atuais dentro da série a qual o aluno se encontra, tal como radicais livres.

O trabalho deverá ser realizado da seguinte forma:
1) Levantamento de dados referentes a quantidade de negros e brancos, dentro da comunidade onde vivem os alunos,
2) Levantamento do tipo de pele de cada entrevistado,
3) Levantamento do uso de proteção solar,
4) Leitura, debate, estudo do tema da molécula de melanina e vitamina C,
5) Fazer experimentos em laboratório, da exposição de luz em tecidos de várias tonalidades possíveis,
6) Fazer experimentos em laboratório para ver a eficácia dos protetores solares (marcas, tipos, fatores de proteção e etc...),
7) Experimentos para identificação de vitamina C nos alimentos como prevenção do câncer,
8) Visitas a hospitais e clinicas, para contato com profissionais da área oncológica,
9) Fazer experimentos envolvendo à física, química e a biologia,
10) Exposição de como acontece um câncer pela a produção de radicais livres.

As ações propostas neste artigo, tem por objetivo, em primeiro ponto, estabelecer um maior entre a química e o dia a dia dos alunos, em segundo plano, estabelecer conhecimento sobre os temas abordados e interagir com as outras áreas do conhecimento mesclando, fundindo os conteúdos como acontece na vida.

Os conteúdos abordados em química foram:
Radicais livres, Funções e compostos orgânicos, Estrutura do átomo, Transições eletrônicas, Ligações químicas, Condutividade elétrica e térmica, Íons, cuidados com meio ambiente e cidadania.

Referências:

1- Formação de profissionais do Ensino Médio etapa II – caderno III- Ciências da Natureza/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [Autores: Daniela Lopes Scarpa... et al]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação.2014.
2- Tese de mestrado de Ernandes Barbosa Belchior.
3-  Revista Planeta. Edição 434 – Novembro/2008.

Este artigo, não apresenta resultados, pois o trabalho ainda está em curso.
Palavras-chave: Química, Radiação, Genética, Cor da pele.