Transporte Público

 Atividade_III-_Etapa_II Ciências da Natureza PNEM

ATIVIDADE III  -  ETAPA II

ATIVIDADE INVESTIGATIVA – PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

TRANSPORTE PÚBLICO

A utilização do transporte público de qualidade é, sem dúvidas, a mais importante saída, isto é, resposta para o caos vivido todos os dias nas grandes cidades do Brasil e do mundo nos congestionamentos de trânsito e na poluição por gases tóxicos, agravando ainda mais o problema do aquecimento global.

O tema de investigação que os professores farão com os alunos é sobre o TRANSPORTE PÚBLICO. Os alunos possuem dois meios de transporte público basicamente: transporte coletivo e transporte particular.
Os alunos pesquisarão sobre o custo-benefício entre este e aquele. Responderão ao questionamento sobre qual seria o consumo de combustível e qual o benefício financeiro mensal de cada tipo de transporte.
Os alunos terão de tentar encontrar soluções para os problemas citados acima. Eles farão pesquisas de campo relacionadas aos diversos meios de transporte público e particular nas disciplinas listadas abaixo.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Sob a orientação dos professores, os alunos desenvolverão práticas para os problemas. Farão cálculos e os relacionarão com a medida do tempo e do consumo energético. Eles analisarão e compararão os resultados encontrados.
Estas pesquisas se enquadram nos 1º , 2º e 3º anos das áreas de Ciências da Natureza.
Na Matemática, estudarão  função e proporção.
Na Física, do 2º ano, o estudo da termodinâmica.
Em Química do 3º ano, eles trabalharão a análise dos combustíveis.
Em Biologia, discutirão a ecologia urbana, o impacto ambiental e, até mesmo, epidemias. Além da qualidade de vida.
GEOGRAFIA
Em geografia, farão o mapeamento do espaço, por meio da cartografia, os diferentes pontos dessa questão, registrando as diversas situações e suas configurações no espaço da cidade, para se fazer planejamento. A análise das redes geográficas e dos setores de atividades da população são importantes variáveis a serem utilizadas no planejamento integrado do funcionamento do transporte público, os deslocamentos das pessoas, os trajetos e suas conexões e o estudo dos custos envolvidos.

HISTÓRIA
       Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre o transporte público do Distrito Federal desde o inicio da construção de Brasília, as demandas que foram surgindo de acordo com o crescimento populacional e os avanços alcançados até a atualidade. Os mesmos deverão fazer uma comparação respondendo os seguintes questionamentos: O que melhorou nesse período? Que dificuldades enfrentamos na vida atual? Quais as possíveis soluções para resolver o problema? De acordo com a Codeplan, são realizados cerca de 1.850.000 de descolamentos motorizados, sendo 950 mil em ônibus, 850 mil em automóveis e 10 mil em táxis e lotações. As regiões administrativas que apresentam maior dependência de transporte coletivo, por causa da baixa renda são Ceilândia, Paranoá, Brazlândia e Samambaia.
        Após a pesquisa será realizado um debate entre os alunos será promovido, em sala de aula, um debate sobre o assunto.

FILOSOFIA
Em filosofia, será organizado um fórum de debates com questões pertinentes ao assunto, na tentativa de ao apresentar os problemas (relacionados ao transporte público e particular) existentes no país,  apontando possíveis soluções. Entre estas questões mais uma vez se utilizou da argumentação as gestões  políticas do país.

SOCIOLOGIA
Em Sociologia pode-se analisar comportamentos e necessidades sociais, discutindo a conveniência do metrô, diante da rapidez da saturação de veículos sobre rodas.
I-  O porquê: A sociologia pensa a questão do transporte público e mobilidade urbana com a relação à ocupação do espaço urbano, do crescimento das cidades, do planejamento do uso de transporte público e do privado.
Brasília é uma cidade que foi feita para carros, e não para o transporte público e vem sofrendo com isso, na medida em suas ações são sempre a de "correr atrás do prejuízo" no que tange a disponibilidade e eficiência do transporte público. A cidade cresceu demais e sua infraestrutura não acompanhou tal crescimento.
Primeiro fazer um levantamento de dados do quão é necessário o transporte público para nossos estudantes do noturno:

subproblemas: -como a disponibilidade maior ou menor de transporte público na Ceilândia promovem maior ou menor acesso a escola na EJA no noturno;
-Há um impacto na evasão escolar no noturno por conta da limitação da disponibilidade do transporte público;
-Como os alunos relacionam mobilidade urbana e qualidade de vida?
-Qual a relação do uso entre os alunos do CEM 03 com relação ao transporte público e o individual?
-Pesquisar sobre sensação de segurança no transporte público e do privado; a necessidade ou não de vagões separados para homens e mulheres no metrô;
-Repensar a própria lógica das necessidades coletivas em detrimento da lógica individual de locomoção;
- Verificar se o uso ou não de transporte individual tem um recorte de classe relevante no sentido em que acaba a determinada classe tendo direito a mobilidade enquanto que os que utilizam apenas o transporte público tem o seu direito de ir e vir limitado.
III- desenho do plano:fazer pesquisa utilizando questionários semi estruturados e estruturados com o objetivo de elencara relação entre número de alunos no noturno e a utilização do transporte público;
V- Pela Sociologia utilizaremos questionários constituídos a partir das questões e problemas levantados pelos alunos que utilizam transporte público na escola. Faremos um levantamento prévio para saber número de alunos que utilizam o transporte, quantos dias por semana, quantas vezes por dia o utilizam; quantas horas por dia gastam com deslocamentos diários. Depois de levantados e elaborados os questionários, aplicar aos alunos, depois fazer leitura e análise dos dados.

VI- Problema tendo em vista a própria configuração das aulas no EJA. Conseguir, em tempo, dados necessários para um levantamento mais acurado e que possa abranger o maior universo de estudantes possível.

                                                 EDUCAÇÃO FÍSICA

A utilização do transporte público de qualidade é, sem dúvidas, a mais importante saída, isto é, resposta para o caos vivido todos os dias nas grandes cidades do Brasil e do mundo nos congestionamentos de trânsito e na poluição por gases tóxicos, agravando ainda mais o problema do aquecimento global.
Sob a ótica da Educação Física, no tocante ao gasto energético (queima de calorias), especialmente para os indivíduos que se encontram obesos e sedentários e que não dispõem de tempo para a prática de atividade física regular, seria uma grande possibilidade de entrar em forma física e de quebra perder os quilinhos indesejáveis, pois há um gasto calórico importante se considerarmos a caminhada até a parada do ÔNIBUS e estação do METRÔ, tanto na ida quanto na vinda do trabalho, escola, faculdade até a residência. Observe que não está se levando em conta os inúmeros benefícios econômicos, psicológicos e sociais em se fazer a troca do carro pelo transporte público.  Então, vamos experimentar?!

Problema 1:  TRANSPORTE PÚBLICO   X   SEDENTARISMO E OBESIDADE

Problema 2: Solucionar: 1º o sedentarismo;  2º interferir positivamente na obesidade;  3º  falta de tempo para a atividade física regular.

III - DESENHO DO PLANO DE INVESTIGAÇÃO

Proposta para solucionar os problemas:  

Será realizada pesquisa de campo, por quatro semanas, com caminhadas de 60 minutos diários, inclusive finais de semana e feriados (se houver), entre ir e vir da residência para a escola o trabalho ou parque, com cinco alunos por cada série da EJA/Ensino Médio, ambos os sexos, escolhidos com os critérios de sedentarismo, obeso com IMC maior ou igual a 30 e que aceitem trocar o veículo particular, durante o tempo da investigação, pelo transporte público.

Que práticas irei desenvolver:

1ª Sugestão: Partindo de sua residência, caminhar por 15 minutos até a estação do Metrô ou ônibus e  finalizar o percurso de tal forma que seja necessário continuar a atividade da caminhada por mais 15 minutos até a chegada na escola ou trabalho. Será necessário repetir o mesmo tempo gasto com a caminhada ao retornar à residência, perfazendo um total de 60 minutos de atividade física diária.

2ª Sugestão:  A análise do gasto calórico desta atividade será realizada através do uso de um monitor cardíaco do tipo POLAR ou outro modelo compatível e fidedigno com a proposta, adquirido pela instituição de ensino, que auxiliará a(o) nutricionista no balanço calórico diário de tal forma a lograr êxito também na perda de peso gordo de forma saudável.

IV – COMO SE ENQUADRA O OBJETIVO DE ESTUDO NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO:

Perfeitamente aceitável no processo de ensino aprendizagem  com foco no incentivo à pesquisa, tornando o ensino significativo e contextualizado.

Em que ano? Todas as séries do Ensino Médio.
Porque? Estas fazes de aprendizagem, são ideais para a descoberta e apropriações de conceitos que certamente implicarão nas escolhas para os cursos profissionalizantes.

V -  EXECUÇÃO PRÁTICA DO PLANO DE INVESTIGAÇÃO

REALIZAÇÃO DA IVESTIGAÇÃO: 

Serão sorteados 05 alunos para a pesquisa, obedecendo a alguns critérios:
1º - todos adultos e acima de 20 anos;
2º - todos obesos, com IMC maior ou igual a 30;
3º - todos saudáveis, isto é, com a devida liberação médica;
4º - que aceitem cumprir rigorosamente o plano de ação, trocando o carro particular pelo transporte público, incluindo-se aí a informação nutricional por um período de 04 semanas;
5º - utilização do monitor cardíaco durante o plano de ação;
6º - todos terão direito ao transporte público, uso do monitor e orientações nutricionais, durante o plano de ação.
Em sala de aula, serão orientados, pelo professor de educação física, quanto a utilização do equipamento (MONITOR CARDÍACO) que registrará o numero de calorias gastas diarimente com a atividade da caminhada para a apreciação junto com as orientações do nutricionista quanto ao gasto e ingestão calóricos. Serão confrontados os dados, realizando planilha para controle com verificação semanal do plano de ação.

VI – INTERPRETAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS VERSUS PROCESSO

Avaliação será ao final do Plano de Ação, em sala de aula, quanto ao sucesso do projeto: sedentarismo, perda de massa gorda, eficiência cardíaca (batimentos cardíacos)  e nível de aptidão física.
Avaliar também o nível de satisfação por ter deixado o carro na garagem e optar pelo transporte público.

INGLÊS
PESQUISA: Qual é: Transporte Público em países desenvolvidos como EUA e Inglaterra ( língua inglesa)
O porquê:Os valores dos bilhetes para circular nos transportes desses países ( o custo benefício);
Problema 1: Nesses países desenvolvidos vale a pena deixar o carro em casa e andar nos transportes  públicos.
Problema 2: Há superlotação? Horários de picos? Há excesso de engarrafamentos devido ao grande números de veículos nas ruas?
Sub ( problemas ) : Qual é o percentual da população que usa o transporte público?
Sub ( problemas ): Há metrôs para homens separados daqueles destinados para as mulheres?
III.Como vou solucionar os problemas? No geral:
Pesquisa de campo relacionada nos diversos meios de transportes.
Para o problema 1:Pesquisar os valores e as condições dos transportes públicos.
Para o problema 2: Pesquisar as condições das ruas , e as preferências do público americano.
IV. Em que ano? Todas as séries do Ensino Médio.
Por que nesse ano?
1º.ano : Estudarão as placas de trânsito em inglês ( estudo do vocabulário)
               Qualidade do combustível utilizado e preocupação com o Meio Ambiente
2º.ano: Leitura e interpretação sobre o trânsito nos países em questão( EUA / Inglaterra)
              Qualidade do combustível utilizado e preocupação com o Meio Ambiente.
3º.ano : Idem 2º. Ano . Leitura e interpretação de textos sobre meios de transportes, gráficos e percentuais da população que faz uso do transporte público,  qualidade e iniciativas políticas sobre o uso e o tipo do combustível usado nesses países (preocupação com o meio ambiente).
V. Pesquisas na internet sobre textos que abordem os temas acima e traduções com dicionários ou em grupos em sala.
VI. Comparação em todos os aspectos sobre os transportes e suas complicações nos EUA , na Inglaterra e no Brasil. Análise do quanto nosso país esteja atrás no quesito modernidade e educação do povo no uso e conservação do transporte coletivo e público.

LÍNGUA PORTUGUESA

I-Objeto de estudo (caracterização da situação-problema)
Qual é: Transporte coletivo X Transporte particular
O porquê: Qual o custo benefício entre um e outro transporte.
II- Problema 1: Análise do tempo gasto.
     Problema 2: Análise de custo benefício.
Sub (Problemas): 1-Qual o consumo do combustível?
                                  2- Qual o benefício financeiro mensal?
                                   3- Identificar e  estabelecer normas de convívio individual X coletividade.
III- Desenho do plano de investigação
Como vou solucionar os problemas? No geral:
Resp.: Pesquisa de campo sobre os diversos meios de transporte.
Que práticas irei desenvolver  para  cada problema:
Resp.:
• Ler e interpretar textos diversos, assistir a vídeos informativos sobre transportes coletivo e  particular em nossa cidade e em outras áreas urbanas.
• Usar a técnica do debate para que os alunos discutam e se posicionem quanto à temática (Transporte público X transporte particular).
• Interpretar os sinais e as placas de trânsito.
IV- Como se enquadra o objetivo de estudo nos conteúdos programáticos do ensino médio?
Em Língua Portuguesa, a abordagem será feita nas três séries, pois se trabalha leitura, interpretação e produção de texto em todas elas, fazendo uso das linguagens verbais e não verbais, a fim de que o aluno leia, organize, interprete, divulgue informações, defenda posições e saiba respeitar opiniões e posições divergentes.
Enfatizando o tema: O transporte público, pode-se abordar a deficiência e apresentar soluções para sua melhoria, tais como ampliação de linhas do metrô, por ser um meio que não polui o meio ambiente, que não congestiona o trânsito e que transporta um maior número de passageiros; construção de residências próximas a empresas; rodízio no turno de trabalho; relação interpessoal.

V- Execução prática do plano de investigação.
Em Língua Portuguesa, os alunos farão uso de textos jornalísticos impressos ou disponíveis na internet por meio de dispositivos eletrônicos (computador, tablet e celular), para que habituem-se à pesquisa, comparem os pensamentos e ideias acerca do tema, ampliem o conhecimento e usem-no com sabedoria e discernimento no debate e na vida.
Aproveitar a oportunidade e fazer menção às leis e às placas de trânsito, pois é necessário que se saiba exatamente o que elas têm a nos informar. Esse levantamento pode ser observado, analisado e fotografado, servindo de embasamento para discussão e reflexão sobre os signos que foram criados para organizarem  a sociedade, dentre eles os signos do trânsito.
VI- Idem ao de Matemática