Todas as cores

 

“Desigualdade social” foi o tema de pesquisa escolhido por um grupo de alunos de uma das turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Cilon Rosa (Santa Maria/RS). Trabalho com 8 turmas de 2º ano. Cada turma, em média, possui 4 a 6 grupos trabalhando com distintas temáticas de pesquisa de sua escolha. Durante um mês, tomamos o tempo de cada aula para discutir com cada grupo o tema que escolheram, por que o escolheram (justificativa), o que buscam dentro do tema (problema da pesquisa), que objetivo (s) visam com a pesquisa e as fontes de que se utilizarão.
O grupo que escolheu tratar sobre a desigualdade social, em determinado momento, me perguntou se eu teria alguma sugestão em cinema para este tema. Lembrei-me de um dos melhores curtas-metragens que assisti ultimamente: “O xadrez das cores”, de Marco Schiavon http://migre.me/fHn2z . Posso defini-lo como, no mínimo, um curta “inteligente”. Suas cenas trazem proposições éticas contundentes.
Assim, após o assistirem, os alunos decidiram apresentá-lo aos colegas.
Com estas ações em pesquisa, conseguimos alcançar boa parcela da substância de um tema, um recorte inicial sobre ele (o problema), a ampliação do pensamento sobre as questões levantadas a partir do problema e, mais, adentrarmos na própria produção do filme (argumento, roteiro, direção, atuação, etc.). É a multiplicidade das abordagens nos contextos de que tratam todas as cores.

Comunidades: