De fato o estudante do Ensino Médio é um sujeito em construção, mas que já possui sua própria história e experiências, onde grande parte destas se desenvolve na escola. Considerando que as inúmeras mudanças e conflitos da idade, temos um grande desafio ao ensino dos adolescentes e jovens. Além de todas as dificuldades enfrentadas pela idade, há ainda as adversidades socioculturais e econômicas, que coloca esse sujeito numa perspectiva conflituosa, e na maioria das vezes, desigual. Os educadores estão cientes da situação e buscam formas de assegurar atenção, interesse e participação no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este tende a ser mais dinâmico, porém não deverá fugir ao seu papel formador. Não basta apenas reconhecer essa diversidade de sujeitos, mas compreendê-la, respeitá-la e buscar interação com esta, daí ser desafiador garantir a aprendizagem diante dessa heterogeneidade, pois além do ensino, assumimos outros papeis além da atividade da educação escolar. Assim, devemos buscar valorizar as diferenças, mas ao mesmo tempo enfrentar a desigualdade buscando a igualdade.É papel da escola reconhecer essas diferenças e que na maioria das vezes nós mesmos produzimos e reproduzimos essa desigualdade, por isso a necessidade de se formar jovens que possam questionar essa realidade e buscar mudanças nela, buscando meios de torná-la igual.
Comments
TEMÁTICA II - O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
O Colégio Estadual Paulo Freire Ensino Fundamental e Médio, situado à rua 7 de setembro, nº 2441, Jardim Alvorada – Marechal Cândido Rondon oferta o ensino médio na modalidade EJA tanto na sede deste estabelecimento, quanto nas APED (Ação Pedagógica Descentralizada).Os estudantes que frequentam a EJA no Ensino Médio encontram-se na faixa etária entre 25 a 35 anos de idade e buscam melhorias na qualidade de vida e no mundo do trabalho.Muitos são alunos oriundos do Paraguai, com dificuldades específicas que a língua traz, como também na escrita, e optam pela modalidade Eja acreditando na oferta de um ensino com metodologias apropriadas para essa demanda de estudantes.A grande maioria dos alunos ingressa na Eja acreditando que irá aligeirar os seus estudos.São alunos trabalhadores e estão impossibilitados de frenquentar as aulas no período diurno, pois o sustento de suas famílias é necessário;O perfil dos alunos trata-se de comunidades de Pescadores, que sobrevivem tanto da pesca, como do trabalho do campo na colheita do fumo e da mandioca. Alguns trabalham no frigorífico de aves das 00 às 6 horas, e na temporada de veraneio, muitos trabalham no Parque de Lazer Anita Wanderer como garçons, faxineiros (as), zeladores e cozinheiros (as). Além destas profissões também temos alunos trabalhadores do comércio e outras indústrias da região sendo que muitos não sabem de seus direitos trabalhistas.Estes necessitam dar continuidade aos seus estudos. Diz o artigo da LDB que a EJA “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”, cabendo aos sistemas de ensino assegurar a esses jovens e adultos oportunidades apropriadas, consideradas as características dos alunos e seus interesses, condições de vida e de trabalho.
A perspectiva de conclusão do Ensino médio, como patamar mínimo para a qualificação pessoal e profissional do sujeito, como condição para o acesso aos diferentes espaços culturais e como elemento possibilitador de reflexão, percebem no ambiente escolar da EJA um local para exercer a sua cidadania.Existe uma coisa que os alunos precisam quando retornam á escola, muito mais do que o conhecimento, eles precisam de motivação. E a melhor motivação vem das palavras de afeto e valorização, e esta motivação o aluno recebe na Educação de Jovens e Adultos, é esse tratamento especial, diferenciado que desenvolverá no aluno a autoconfiança para continuar seus estudos.