Sistematização wiki final

 

Colégio Estadual de Marmeleiro- Ensino Fundamental e médio

Orientadora de estudos Lúcia Clair Flach Pasquali

Professores Cursistas

Albino Muller , Andriele Toller, Carmélia Roque Pacheco, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Darci Baldo, Gema de Fátima Zambilo, Janete Laitharth Silva Vial, Ivete Câmera Tesser, Jânia Scherer, Joelma Schewig, José Luiz de Quadros, Karla Fernanda Kasiragui, Marcia Telli Ferronatto, Marivone Nardi Scolari, Maribel Colognese, Nivaldo Amaral, René Duguay de Liz, Rosangela Prestes da Silva, Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth Gaiovicz

Sistematização wiki final - pacto segunda etapa
As ações realizadas durante o Pacto, que tiveram maior repercussão no fazer pedagógico foram várias, entre elas podemos destacar:
Atividades realizadas pelos professores com intuito de  conhecer   quem são os sujeitos que frequentam o ensino médio, entender a diversidade e a pluralidade cultural existentes na escola, as quais devem direcionar a organização de ensino para contemplar os direitos a aprendizagem e ao desenvolvimento humano de todos os alunos.
O estudo e entendimento das concepções pedagógicas que pautam as práticas e ações da escola, comparando com o que consta nos documentos orientadores da mesma, através dos seguintes questionamentos: os  conteúdos curriculares propostos nos PPC estão sendo contemplados? Os conceitos e fundamentos do PPP estão sendo observados? A escola está seguindo a metodologia histórico Crítica? De que maneira a desfragmentação do saber está sendo trabalhada na escola?
Constata-se que existe uma preocupação constante para que todas as ações da escola estejam de acordo com o embasamento teórico histórico crítico, no intuito de contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos e sua formação crítica.
Tem-se como importante também a análise dos  eixos integradores; trabalho, cultura, ciências e tecnologias, os quais buscam superar o histórico conflito entre o papel da escola: formar para cidadania ou para o trabalho produtivo. Contemplar o trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico.
As possibilidades de integração de abordagens pedagógico curricular nas diversas áreas de conhecimento são consideradas importantes, mas os professores da escola necessitam maior formação sobre como realizar a interdisciplinaridade e  a integração entre  as disciplinas da área e também entre as áreas. A temática ainda carece de mais estudo e formação, pois o receio é diluir os conhecimentos específicos das disciplinas, importantes na formação dos jovens sujeitos do ensino médio.
As ações percebidas através  da realização do Pacto, e que tiveram maior repercussão na melhora do aprendizado dos estudantes estão ligadas a organização do ensino e aprendizagem, levando em conta as situações já elencadas, mas principalmente na utilização de metodologias diferenciadas na prática diária do professor; a interdisciplinaridade e a contextualização, onde o professor faz uso de outros conhecimentos para trabalhar o recorte do conteúdo em sua totalidade, a tecnologia como ferramenta importante e a pesquisa como princípio pedagógico para a produção de novos conhecimentos tanto do professor, quanto ao aluno.
As dificuldades encontradas para a realização das atividades planejadas no Pacto, versaram sobre a impossibilidade de encontros entre os professores participantes, para planejar e aplicar as atividades, pois os mesmos possuem aulas em várias escolas.
Quanto a realização dos encontros presenciais aos sábados, muitos professores participam de outras formações, o que inviabiliza a sua participação no referido curso.
Acredita-se que o currículo para o Ensino Médio, que atenda as reflexões realizadas nas discussões do grupo, seria a organização com perspectivas emancipatória,  por áreas, e suas respectivas disciplinas, com conteúdos organizados segundo as DCEs – Paraná e a possibilidade de realizar trabalho contextualizado de forma interdisciplinar, baseado nas teorias críticas.
Dar continuidade ao Pacto, viabilizando a participação de  todos, priorizando o como fazer na escola,  organizar mudanças e alterações necessárias  nos documentos orientadores.
A  questão dos projetos por  temáticas não condizem com uma educação para formação das classes trabalhadoras, pois não valorizam o conhecimento.
Com relação aos cadernos, constata-se  que os mesmos priorizam uma concepção pedagógica híbrida, trazem uma diversidade de teorias, numa concepção utilitarista e fragmentada, procuram dar conta do imediato, centralidade no aluno e seus interesses.
No entanto, entende--se o conhecimento dentro de uma realidade social, contraditória, com interesses diferentes, aluno inserido nesta realidade para problematizá-la. Conhecimento para a classe trabalhadora contribuindo para a emancipação da mesma.

Comments

imagem de SAMUEL KINDZIERA

wiki final

TEXTO SINTESEA escola passa por uma grave crise de paradigma, não existe modelo único funcional para resolver todas as dificuldades da escola. A escola deve pensar na pluralidade de suas dificuldades e buscar ações efetivas juntando forças com a comunidade para desempenhar formas de melhor educar. Nosso país é uma gama de modelos socioculturais, com uma enorme diversidade de pensamentos e ações. A escola deve tornar-se um espaço democrático a todas essas formas, tornando-se um local que afasta as pessoas da ignorância e da intolerância.     Os estudantes do ensino médio têm suas dificuldades de permanência e sucesso na escola devido a vários fatores, dentre os principais destacam-se a necessidade de trabalhar e o desinteresse pelos assuntos escolares extremamente teóricos, dos quais não percebem como podem ajuda-los a solucionar questões de sua vida cotidiana. Os professores devem buscar formas de instigar a curiosidade desses alunos, relacionando os seus pré-conhecimentos ou conhecimentos do senso comum aos conteúdos trabalhados na escola, afirmando-os com embasamento teórico e prática, reconstruindo-os, questionando-os ou até mesmo desconstruindo-os, ou seja, aprendizado para a vida.      A escola deve conhecer seus estudantes, seus sonhos e dificuldades, saber onde moram, o que fazem ou desejam realizar e construir sua forma de ensino baseado nisso, dando sentido ao aprender e contribuindo de fato com todos da comunidade. O conhecimento não pode e nem deve ser parcial, a interdisciplinaridade é o caminho para trazer o conhecimento mais completo, o maior problema esta em justamente unir os professores nessa forma de ensinar, em instigar os professores a conhecer o mínimo de áreas alheias a sua matéria. As palavras-chave para educação de qualidade são conhecimento, planejamento, humildade, união, vontade e dedicação, talvez uma ou mais delas ainda falte para erigir uma escola digna em nosso pais.

Vote neste Comentário