SABÃO ARTESANAL: UMA ALTERNATIVA LIMPA

Realizado entre os meses de abril e julho de 2015, pelos professores e alunos do 3º ano EJA e demais alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Melo Viana, de forma interdisciplinar, o projeto “Sabão artesanal: Uma alternativa limpa” se trata-se de um estudo experimental com a produção do sabão a partir do óleo residual de cozinha.

Desenvolvido nas dependências da escola em Esmeraldas – MG, com intuito de inserir a prática de experimentos na área da Ciências da Natureza (química, física e biologia), a fim de motivar os alunos ao aprofundamento das aulas teóricas, na  constante construção do conhecimento e produção do saber.

A prática de Ensino, através da contextualização, torna a aprendizagem mais dinâmica e significativa. Projetos como este, são estímulo à pesquisa cientifica, ao empreendedorismo e a reciclagem, além de trabalhar o CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), os conteúdos do ensino de química propostos no Currículo Básico Comum (CBC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) abordados no curso de capacitação de professores do ensino médio Pacto.

Essa proposta foi capaz de proporcionar ao aluno um conhecimento químico contextualizado, em que a química orgânica pode ser compreendida na composição do sabão, bem como as características e funções das substâncias utilizadas. Resolveu também parte de um problema da escola, que é o descarte do óleo residual sem degradar o meio ambiente.
O projeto envolve um universo de significados, atitudes, valores e motivações intrínsecas dos sujeitos participantes, com um enfoque para a construção individual e coletiva dos alunos do 3º Ano EJA e dos demais alunos do Ensino Médio, uma vez que houve uma extensão do trabalho com o desenrolar do projeto.

É comum o descarte do óleo comestível residual nos esgotos, mas a simples atitude cidadã de não descartá-lo direto no lixo ou no ralo da pia contribui para a diminuição do aquecimento global. Quanto mais o cidadão evitar o descarte do óleo no lixo comum, mais estará contribuindo para preservar o meio ambiente. O mais indicado é a coleta do óleo, por ser esse um material reciclável.

Foi notória a satisfação dos alunos em realizar esta atividade, uma vez que ficou mais fácil aprender química quando relacionada com o cotidiano, sendo o assunto abordado atrativo, desmistificando a impressão que se tinha da disciplina química, que era a de memorização de fórmulas e "decorar" símbolos.
Trabalhos importantes e motivadores como este precisam ser contínuos. A educação ambiental deve ser um programa permanente na escola, para que modifique as atitudes da comunidade escolar.

O projeto conseguiu reunir a comunidade com uma grande participação e engajamento desde a idealização, passando pela elaboração e finalização do mesmo. Os alunos participaram de forma integrada e com grande interesse aprenderam na prática as etapas do processo, nas oficinas e nos debates.

O aluno motivado na busca do conhecimento compreende melhor o ensino. É evidente que a educação sozinha não mudará os rumos do planeta, mas certamente as ações pensadas e planejadas na construção de práxis pedagógicas, respeitando a necessidade do indivíduo em processos de formação segundo suas fases do desenvolvimento, colaborarão para que se alcance resultados positivos.

Equipe do Pacto Nacional do Ensino Médio da Escola Estadual de Melo Viana.

imagem de loureni aparecida bastiani parmigiani

Sabão: uma prática Química

Olá!

Muito bacana esse trabalho realizado dentro da escola, pois mostra que o aluno pode aprender não somente com a lousa e o livro, mas com a experiência e a prática, a reação química da adição dos produtos usados, se transformarão em outros totalmente difrerentes, que não tinham utilidade, no caso do óleo de fritura, nem para o benefício do homem, nem para a natureza... bem pelo contrario causam prejuizos aos dois... ganharam um novo destino. Minha área é Arte, mas sou adepta a reaproveitamento de material, sem descartes, e também faço parte do Pacto, só que no Paraná...