Resposta da primeira reflexão. A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique-individualmente e em grupo- os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles?

A partir das grandes transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas, foi possível perceber seus impactos no diz respeito à escola contemporânea. Tais mudanças, contribuíram para ramificação de um grande leque de reflexões no âmbito acadêmico, afim de entender e adequar da melhor maneira possível  os métodos utilizados em sala de aula, em especial no Ensino Médio.
         Fazer o jovem moderno permanecer na escola e entender a sua real necessidade, é um dos principais desafios que permeiam os educadores e pesquisadores hoje. Nesta mesma tríade, surge a real necessidade de rever o curriculum escolar, percorrendo diversos caminhos, a fim de organizar um sistema que permita ao jovem seu ingresso nos cursos de graduação e ao mesmo tempo capacitá-lo para o mercado de trabalho de acordo com suas necessidades e características próprias.
         Em nosso país, a condição social, por exemplo, é um fator determinante no que diz respeito à permanência e evolução do jovem na escola, pois é cada vez mais comum abandoná-la para trabalhar cada dia mais cedo, afim de prover seu sustento familiar. Outro fator importante, são os estímulos que esses jovens recebem na escola. Pois, estudar, desempenhar atividades intelectuais que exijam leitura e concentração, tornou-se atividades enfadonhas e sem propósitos em sua ótica. A revolução tecnológica trouxe uma geração aparentemente sem controle, movida a estímulos que somente farão sentido ao longo do tempo. Sendo assim a escola deve promover um olhar diferenciado para este novo cenário, adequando-se ao perfil de seus jovens, levando em consideração suas peculiares características, capacitando solidamente seus profissionais, a fim de oferecer a esse “novo jovem” um curriculum capaz de habilitá-lo não somente para sua futura profissão e sim para tornar-se um verdadeiro cidadão, participativo, crítico e consciente de seus deveres e direitos.

imagem de Elaine Bueno martins Veiga

Como solucionar este problema????

Bem acredito que nossos jovens hoje encontran-se desinteressados por qualquer que seja a proposta de estudos, acredito que hoje por termos muitos meios dentro da tecnologia, teremos que voltar para este problema, refazer a proposta curricular e passar a trabalhar com estas ferramentas, sei que muitos não estão maduros para este novo projeto de aprendizagem, mais eu vejo como único meio de trazer o jovem aluno para que ele possa a voltar ter interesse pelas aulas, acredito que a primeira atitude é a concientização de professores, que infelizmente carregam suas bagagens por vários anos, não abrem mão de velha maneira de trabalhar em sala de aula, então por este lado vejo que não é só o problema do aluno e sim a maior parte da classe docente e outro grande fator é a classe Social, hoje enfrentamos o desafio de jovens cansados, jovens sem estrutura familiar, alguns tem que trabalhar desde cedo para ajudar no orçamento da família e acabando desistindo sem pensar no amãnha dos estudos, por isso também acho que o investimento do Governo para estes jovens é muito pouco, se temos tantos investimentos como bolsa família, Pro Uni etc, porque não investir nesta fase de ensino dos nossos jovens,pois acho que é neste momento em que precisamos estar mais direcionados, é dai que poderemos com certeza dizer, estamos formando cidadões para o futuro.

Vote neste Comentário
imagem de carla renata telles de abreu

Nome do grupo

Olá, Lislaine!