Reflexão e Ação para a universalização do Ensino Médio - C. E. LA SALLE – EFM – CURITIBA/PR

C. E. LA SALLE – EFM – CURITIBA/PR

Coordenação pedagógica e Orientadoras de Estudos:
LEILA REGINA SANCHES e CLARICE PRECIDINA DE SIQUEIRA.

ANTONIO CARLOS MOREIRA
ANTONIO MARCOS FERREIRA DA CRUZ
CRISTIAN MALVINA DA SILVA GUERRA
ELIANE THOMAZ
ELI MAZUR
JONAS JOSE BERRA
JOSELIA PEREIRA DA SILVA
MARIA APARECIDA DOS SANTOS MACHADO
ROSANE BRUM ALISON
SANDRA MARA VOLUZ
THAÍS PRISCILA DE PAULA
VANESSA TRUBER SUMBACH

Reflexão e Ação

A partir da reflexão em grupo, identificamos alguns desafios que, apesar de todos os esforços dos professores, continuam a assombrar a realidade brasileira do ensino médio. Dentre esses desafios estão: a realidade difícil e desestruturada moralmente de onde provém alguns alunos; a ausência dos pais ou responsáveis no acompanhamento dos jovens, promovendo a disciplina e o respeito aos professores e à escola; o conhecimento transmitido de forma muito solta, dando a impressão de que os conteúdos não tem relação alguma com a realidade; a lei do menor esforço, através do qual o jovem não precisa se dedicar; o distanciamento existente entre a escola pública e a universidade; a dificuldade em gerar no estudante a consciência de que o sucesso dele depende de seu empenho na escola.

Com base nos desafios elencados, o grupo discutiu uma série de possíveis medidas que, se implantadas, mudaria consideravelmente a realidade caótica do ensino médio da escola pública. Dentre as soluções, podemos destacar: a necessidade de um plano de governo que esteja focado na retomada da identidade do ensino médio; a urgente aplicação prática de uma mudança estrutural da escola, tanto física quanto administrativamente, a fim de se adequar à necessidade do aluno de ter uma qualificação mais técnica, voltada ao mercado de trabalho; a apresentação de um projeto escolar sério que dê conta da necessidade do aluno em termos de conhecimentos; a imediata implementação da escola integral, favorecendo um ensino amplo e de qualidade; redução do distanciamento entre a escola técnica e a escola normal; a modificação do currículo para que os conteúdos e horários se adequem à necessidade dos estudantes; trabalhar de modo a diminuir a indisciplina dos estudantes, resgatando o respeito e a valorização do espaço escolar.

Além de tudo que foi proposto devemos pensar também na seguinte questão: como o professor pode ter condições de fazer com que o aluno estabeleça uma relação entre a parte teórica fornecida na escola e a parte prática exigida pelo mundo?

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno I: ensino médio e formação humana integral/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [ autores: Carmen Sylvia Vidigal Moraes...et al.] . – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

https://www.youtube.com/watch?v=VoTX8_pPrQE Acesso em 15/07/2014.

https://www.youtube.com/watch?v=eTYWvbW8XPwp Acesso em 15/07/2014.

imagem de Paula Andressa Gaudeda Marciniuk

Os debates e a discussões são

Os debates e a discussões são importantes para que se possa identificar os problemas visando uma possível solução aos desafios apresentados. E não adianta ficarmos de braços cruzados esperando que alguém faça algo pela educação, pois somos nós que agindo na nossa realizade poderemos buscar alternativas ao nosso trabalho cotidiano interferindo positivamente na vida dos nosso educandos.

Vote neste Comentário