Reflexão e Ação os Desafios para o Ensino Médio - Atividade 1

A reflexão do Ensino Médio no Brasil desde o início e sua trajetória, até nos dias de hoje é que:

• precisamos de uma formação humana integral, ou seja, preparar o aluno para o mercado de trabalho;
  • avaliar o aluno em seu processo de aprendizagem;
  • fazer um trabalho interdisciplinar;
  • ter uma estrutura física e adequada;
  •  ter equipamentos para uso de tecnologias da educação;
  • valorizar o exercício da cidadania, levando em conta sua realidade social e cultural, garantindo seu acesso e permanência a um ensino democrático e de qualidade.

imagem de Celio Antonio Castellani

Reflexão

Nos atuais dias a disputa pelo mercado de trabalho está cada vez mais seletivo, devido a formação, ou melhor, pouca formação dos conhecimentos básicos de que as empresas exisgem. No início do livro 1 isso fica bem nítido. Não basta apenas ter concluído o ensino médio se esse não agregar conhecimentos que imponsione para uma situação desejada. Para isso é necessário que o acompanhamento seja permanente, uma vez que as dificuldades somente serão percebidas no momento em que o aluno estiver praticando seus saberes.

Uma situação que demonstra essas dificuldades nas atividades cotidianas é de que nem sempre as barreiras são superadas. Muitos alunos não dispõem de condições suficientemente adequadas para desenvolver estudos de forma mais aprofundada, e esse momento tem de ser percebido e adequadamente supervisionado, mantendo estável a forma de acompanhamento do aprendizado, nem que para isso seja necessário buscar novas perspectivas com outros colegas a fim de proporcionar harmonia entre disciplinas dando suporte a cada desafio. Para tanto, torna-se importante a ferramenta utilizada para contribuir com o aprendizado. Principalmente a noite com salas bem iluminadas, locais de pesquisas com bibliografias que facilitem a busca por informações, dispor de equipamentos a exemplo da informática que é uma ferramente impressindível no processo de globalização, internet de fácil acesso, entre outros. Enfim, ofertar condições para que o aluno tenha interesse no processo de aprendizagem e que possa desenvolver suas habilidades de forma prazerosa, dispertando, dessa forma, o gosto pelo saber e a busca mais aprofundada pelo domínio das habilidades que não o limitará no momento em que estiver frente a frente com a oportunidade.

Acredito que dessa forma será possível recuperar o estímulo e o resgate do ensino médio que é a porta de entrada e saída para o mercado  de trabalho que como afirmei anteriormente é seletivo, dependendo de uma segurança adequada nesse processo.

Vote neste Comentário