Reflexão e Ação - caderno 1 - Desafios do Ensino Médio

Instituto Estadual de Educação "Dr. Caetano Munhoz da Rocha"

Orientadora: Andréia Digiovanni Frumento

Componentes do Grupo:

Amanda Gondro Celestino

Alexandre Aloisio Cherer

Carolina Casimira Molina Celestino

Everly Lilian Domingues Gervasi

Jurema Aparecida Matuichuk

Soraya Geremias Ribeiro

Os principais desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira, ou seja, em nossa própria realidade, são, acima de tudo a evasão escolar e/ou também a falta de interesse dos alunos que permanecem no curso somente para ter a titulação necessária para o mercado de trabalho.

A evasão escolar acontece principalmente porque os alunos precisam trabalhar para ajudar na renda familiar. Alguns desses alunos creem que seja desnecessário o estudo já que pretendem continuar no ramo de trabalho de seus pais. Em nosso caso, por exemplo, filhos de pescadores, que pretendem ser pescadores também, um trabalho em que o conhecimento trazido pelo ensino médio é desnecessário, segundo a concepção deles.

Lendo os textos históricos do Caderno 1 pudemos notar que, possivelmente, o Ensino Médio esteja nesse patamar porque lhe faltou, durante toda a história da Educação Brasileira, políticas públicas de incentivo.

imagem de ERONI DE JESUS AVILA

POLÍTICAS PUBLICAS

Colegas, a nossa realidade escolar brasileira é muito triste, pois não havia nenhum interesse em se fazer educação de forma séria

att.