Reflexão e Ação - caderno 1 C.E.Rocha Pombo -Antonina Paraná

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Os desafios são  muitos  para a superação e fortalecimento do Ensino Médio são estes:

- Nivel insatisfatório no ensino fundamental,

- Modelo de ensino excludente e fragmentado,

-.Baixa qualificação na formaçao de educadores,

-.Alta evasão desde as séries inicais do ensino fundamental, fazendo com que os educandos iniciem tardiamente o ensino médio,

- Falta de atrativos nas escolas a falta de estrutura familiar,.

- Defasagem na produção de material didático adequado as diversas realidades regionais no país,

- Falta de comunicação entre as diferentes esferas no ensino, municipal, estadual e federal em executar o processo educacional conforme as necessidades e direitos do cidadão para que possa receber um ensino de qualidade para tornar-se um cidadão transformador de sua própria realidade.

imagem de Celio Antonio Castellani

REFLEXÃO

Cconcordo com seu pensamento que vêm de encontro ao que acredito ser necessário para a prática de ensino aprendizagem.

imagem de Luiz Carlos Schmidt

Reflexão e ação

Além de todas essas situações citadas e que estou de acordo, observa-se a questão politica que decide, exige, sem oferecer, ambiente físico adequedo, treinamento aos professores e condições de trabalho, fato que compromete a aplicabilidade do processo.

imagem de Leila Adriana Virtuoso

Pacto e os desafios para o EM

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Quando se trata de refletir sobre o sistema educacional brasileiro, é con­sensual a percepção de que o Ensino Médio  é o nível de ensino que pro­voca os debates mais controversos, seja pelos persistentes problemas do acesso e da permanência, seja pela qualidade da educação oferecida . A inclusão do Ensino Médio no âmbito da educação básica e o seu ca­ráter progressivamente obrigatório demonstram o reconhecimento da importância política e social que ele possui . O ensino médio representa apenas os três ou quatro últimos anos da educação básica, mas talvez os mais controvertidos, o que traz dificuldades no momento de definir políticas para essa etapa da escola­rização. Fala-se da perda da identidade, quando na verdade o Ensino Médio nunca teve uma identidade muito clara,que não fosse o trampolim para a universidade ou a formação profissional.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Desde a década de 1990,o  Ensino Médio público tem se expandido de maneira mais significativa. No entanto a premissa de sua obrigatoriedade foi colocada recentemente pelo governo federal por meio da Emenda constitucional nº 59/2009,que amplia a obrigatoriedade escolar dos 06 aos 17 anos.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Para alguns segmentos sociais, cursar o Ensino Médio é algo “quase natural”, tanto quanto se alimentar etc. E, muitas vezes, sua motivação está bastante associada à possibilidade de recompensa, seja por parte dos pais, seja pelo ingresso na universidade. A questão está nos grupos sociais para os quais o ensino médio não faz parte de seu capital cultural, de sua experiência familiar; portanto, o jovem, desses grupos, nem sempre é cobrado por não continuar estudando. É aí que está o desafio de criar a motivação pela escola.

imagem de elizabeth Vieira de Jesus

Pacto e os desafios de ensino medio

Um dos principais dilemas da educação contemporânea é aquela que gira em torno da permanência dos alunos do ciclo médio nos bancos escolares, e o desinreresses dos adolescentes pela vida escolar.O desafio dos sistemas de ensino nos últimos anos envolve a capacidade de organizar um programa corricular que consiga formar jovens e capacidade para o mercado de trabalho.O governo Federal,desde 2004,propoe um programa mais flexivel,possibilitando a integração ensino regular a educação profissional,conforme decreto 5.154 de 2004. Dessa maneira, instituições privadas e públicas oferecem as aulas regulares em um turno de trabalho em outro sob uma mesma matricula.Além da educação integrada, o decreto 5.154 de 2004 trás duas formas de articulação entre o ensino médio e a educação profissional; a concomitante, para quem já está cursando o ensino médioregular,com duas matriculas por aluno e oferta de disciplina na mesma escola ou em local distinto;a subsequente,oferecida para aqueles que já o segundo grau.