REFLEXÃO E AÇÃO – ATIVIDADE INDIVIDUAL - Jociéli Isabel Schneider - E.E.E.M. Zumbi dos Palmares/Pontão

Conforme nos propôs uma das atividades de reflexão e ação do Caderno I, Etapa II, refletimos com nossos colegas professores em pequenos grupos e escrevemos os principais problemas da nossa escola de Ensino Médio. Analisamos os impactos desses problemas na escola e propusemos ações para mudar essa realidade. Depois disso, socializamos os resultados desta atividade com todo o grupo de professores, coordenação e direção da escola, servindo tal reflexão como contribuição para a reescrita do PPP e para a melhoria do cotidiano escolar.
Após isso, realizei essa mesma atividade em uma turma de 2º ano, objetivando ver a opinião dos alunos sobre o que, para eles, precisaria ser mudado na escola, assim como quais seriam os impactos negativos desses problemas e as ações necessárias para resolvê-los. Os alunos também se organizaram em grupos para discutir suas opiniões. Ao final, cada grupo registrou suas conclusões em uma cartolina. Alguns dos problemas citados pelos alunos foram: falta de participação e de interesse dos alunos, uso inapropriado do celular durante a aula, falta de respeito com os professores e colegas, ausência de laboratório de ciências e de refeitório, precariedade do laboratório de informática, falta de entrosamento entre os colegas, mau comportamento de alguns alunos, conversas paralelas durante a aula. Além disso, eles mencionaram que tais problemas teriam consequências negativas, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Também colocaram que, para solucionar esses problemas, eles mesmos deveriam se conscientizar e colaborar mudando algumas atitudes, mas pediram que a escola seguisse regras mais rígidas.
As opiniões expressas pelos alunos também poderão contribuir para a melhoria da realidade de nossa escola, iniciando pela própria mudança de atitudes por parte deles.

imagem de lúcia de fátima obregon do carmo

Como fazer a mudança.

Segundo o texto os alunos ja sabem o que fazer para mudar a realidade , pois depende deles , com boa vontade

de fazer diferente , para tornar a Escola um espaço de Real Aprendizagem, e de boa convivência.

É também muito importante que  existam regras, para serem cumpridas,pois a onde tudo é muito solto se torna uma

bagunça , sem respeito a nada.

Portanto o segredo é a união de todos  Professor e Alunos  realizando um trabalho com respeito dedicação  e muita

troca entre ambos.

Professora Lúcia De Fátima Obregon Do Carmo  Orientadora  do Pacto Pelo Fortalecimento Do Ensino Médio .

Escola Estadual De Ensino Básico Augusto Ruschi. Santa Maria , RS.

Vote neste Comentário