Reflexão e Ação - Atividade 2

Nota- se que em sua grande maioria os educandos  procuram uma oportunidade  de colocação profissional no mercado de trabalho e/ou continuidade dos estudos. Para traçar o perfil do aluno no ensino médio é importante ter em mente alguns dados que norteiam essa aproximação com a realidade contemporânea, tais como:
Perfil social  :
- Anamnese :  (origem familiar,  características pessoais, nível de escolaridade dos pais, composição familiar, religião)
- Interesses pelos  cursos das universidades
- Inserção no mercado de trabalho
- Participação efetiva em atividades extracurriculares.

Perfil cultural
- Atividades  culturais/esportivas
- Hábitos de leitura
- Acesso ao mundo virtual

Perfil Econômico
- Renda familiar
- Autonomia financeira
- Inserção potencial ou efetiva no mercado de trabalho

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Reflexão e Ação - Ativ 2

Em nosso país estar preparado para o mercado de trabalho não é tarefa fácil. Pois este campo tem uma proporção de requisitos em que o indivíduo precisa estar enquadrado que assusta. Estar preparado é abstrato. Não se pode ter concluído o ensino médio e estar preparado, a única certeza é a da necessidade. Estágios poderiam ser saídas bem interessantes se fossem levados mais a sério por muitas empresas, que muitas vezes vêem o lado lucrativo apenas, o de ter um funcionário sem vínculos empregatícios e barato. Na teoria uma continuidade de seu aprendizado e um incentivo ao seu desenvolvimento profissional, mas há muitas coisas que o desmotivam e não dão ao indivíduo condições de permanecer, devido às inúmeras  necessidades que ele enfrenta, proveniente muitas vezes de famílias carentes. Também seria este outro caso a ser pensado, uma vez que é assim também há muito tempo, um mercado exigente, que muitas vezes assusta e desmotiva o candidato a trabalhador a lutar por sua função. A concorrência também é desleal e aflige mais ainda quem está à procura do seu lugar ao sol. Quando este lugar deveria pertencer à todos, ou àqueles que querem e batalham por isso.       

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Aluno Ensino Médio

Como estar preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho como a preparação que o Ensino Médio proporciona?

A situação do Ensino Médio no ensino público atual não permite que o jovem saia preparado para o mercado de trabalho, afinal com um mundo globalizado, com um avanço tão rápido nas tecnologias e a necessidade de trabalhadores cada vez mais qualificados, como qualificar nossos alunos para o enfrentamento profissional com nossas escolas cada vez mais distante da realidade tecnologica. Os alunos por muitas vezes não tem motivação para os estudos, sejam por problemas familiares, culturais, financeiros, e quando procuram a escola, mesmo com profissionais qualificados, não encontram um suporte tecnologico que os prepare realmente para o enfrentamento da realidade social. E quando pensamos que no ensino privado existe uma forte preparação para o enfrentamento tanto do mercado de trabalho quanto na preparação para profissões com alto grau de candidatos as vagas, vemos que estamos nos arrastando no ensino público ainda para chegarmos aos patamares de preparação em igualdade. E para isso se faz necessário politicas públicas aplicadas na educação com seriedade tanto nos investimentos em materiais, estruturais, pedagogicos, quanto na qualificação de todos os profissionais. Se não tivermos condições suficientes para preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, estaremos vendo a continuidade de mão de obra barata, desqualificada. Um estudante que vê na escola uma qualificação, uma real preparação para os enfrentamentos que a sociedade moderna exige, sente-se motivado a frequentar, a participar do processo educacional, não importante seu nivel social, pois vê na escola, um futuro promissor.

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Reflexão Tematica 1

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Reflexões Tematica 1

 

O que vemos ainda hoje são disciplinas com pouca contextualização, pouca interdisciplinaridade e muitas vezes sem sentido com o cotidiano.Isto muitas vezes se dá pelos próprios livros didáticos que, por muitas vezes trazem muitos enfeites e poucas aplicações.

Outro ponto fundamental é o pouco investimento no Ensino Médio, tanto em materiais, pedagógicos, quanto humanos.

Sem investimento adequado, o ensino público fica limitado, contrastandocom o ensino privado, resultando uma desmotivação aos estudos por parte dos alunos e também por parte dos profissionais que recebem salários baixos e pouca capacitação de qualidade.

Durante a história, o Ensino Médio foi focado em escola técnica, com formação de trabalhadores, muitas vezes alienados ao sistema. A escola passou por reformas e assim começaram a pensar em cidadãos mais críticos e atuantes, mas mesmo assim os problemas ainda continuam e permanecem, pois além de pouco investimento nas escolas podemos citar a falta de politicas públicas mais adequadas na sociedade.

Uma escola sem investimento, sem ferramentas adequadas a realidade com informações cada vez mais ágeis e tecnologias mais avançadas, se torna enfadonha, ultrapassada. E a evasão escolar também está vinculada a esses motivos. Claro que na maioria das vezes o maior motivo do abandono escolar no Ensino Médio se dá por virtude de nossos alunos necessitarem de trabalhar cada vez mais cedo para auxilio no sustento, fazendo assim com que os problemas sociais interfiram dentro da escola, prejudicando a qualidade.

Como o Ensino Médio não está adequado a uma educação igualitária, existe a necessidade de verificação de ampliação de carga horária nas disciplinas e , por não dizer, ofertas de disciplinas em contra-turno para melhor aprendizagem e qualificação, fazendo com que o aluno esteja mais fortalecido para a vivencia social e o mercado de trabalho.

As discussões avançaram muito nos últimos anos com relação a preocupação da melhoria da qualidade do ensino, a valorização profissional e o nível de conhecimento dos alunos que terminam o Ensino Médio. Mas ainda há muito a se discutir e implementar. Necessitamos de um Ensino Médio formador, capaz de inserir todos os alunos numa vida social digna, produtiva, humanitária e igualitária.

Vale ressaltar que, investimentos como datashow nas salas de aula, lousa digital, proporcionariam aos estudantes aulas mais interessantes, pois nossos alunos estão na era visual, ou seja, digital e o que temos são livros didáticos e TV Pendrive ultrapassada, ou seja, estamos com materiais na era analógica.

 

Texto produzido pelo grupo do Colégio Estadual Santos Dumont – Cascavel

Professores:

Elizabeth Vieira de Jesus

Maureem Dal Pai Kirschner

Sonia Avila Gonçalves

Rosangela de Fatima Schram Takase

Leila Adriana Virtuoso de Souza

Inês Daneluz de Souza

Marcia Rosimari Ames

Neiton Cézar Isquierdo

Luceide Gorethe Thibes

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