ATIVIDADE INDIVIDUAL 2 – DO CADERNO 1
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES FRANCO FERRAZ
A dinâmica social, política,cultural e econômica de ontem , está diferente em relação a de hoje, transformou-se em todos os sentidos, principalmente ao que se refere a evasão escolar e repetência, que impedia o aluno de prosseguir nos estudos.
Do ponto de vista social, no caso dos alunos da EJA, representa um grupo relativamente homogêneo, apartado da escolarização regular e composta, em sua maior parte, de trabalhadores que almejam conquistar um lugar melhor no mercado de trabalho.
Culturalmente, esses educandos da EJA, migram dos mais diferentes lugares, trazendo consigo uma diversificada experiência de um modo geral, não só escolar...
A participação dos alunos Jovens e adultos na sala de aula, costuma ser marcada pela atenção, responsabilidade e interesse de aprender e resgatar ao máximo os conteúdos que perderam, por algum motivo, quando mais jovens. Voltar a estudar, para os alunos da EJA é uma satisfação, eles desejam ampliar suas possibilidades de ascenção social que promova uma compreensão mais abrangente da realidade.
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1º Encontro do Pacto
COLÉGIO ESTADUAL 29 DE ABRIL
Atividade coletiva Etapa 1 Caderno 1
Professora Orientadora: Giselly Alves Martins
Professores Cursistas: Catarina Ishibaro da Silva Matos; Cenira Maria de Lima; Emanuelle Mandu; Luiz Alberto Weckwerth; Marcia Regina Alexandre; Marcos Cunha Borst; Michele Strassburger; Neide Aparecida Cesco Fleury; Rosana Jussiani; Silvia Lipski; Telma Cavalheiro de Bonfim; Halina Martins Bueno.
Nosso primeiro encontro foi bem produtivo, os professores participaram e demonstraram muito interesse pelo curso. Alguns tiveram dificuldades no primeiro momento com o cadastro pois o e-mail de confirmação não chegava mas, aos poucos tudo se acertou.
Reflexão e ação 1
Para o grupo, os desafios que permanecem para o ensino médio são:Chegar na escola, permanecer nela e sentir prazer nisso para quando sair dela ser capaz de interagir produtivamente na sociedade.Muitas vezes o aluno se sente perdido, desinteressado e não consegue fazer uma ligação entre o que é ensinado e a própria realidade. A falta de suporte psicológico, apoio familiar e pouca perspectiva pelo mercado de trabalho em Guaratuba ser limitado podem ser explicações para alguns dos problemas encontrados.Talvez um incentivo financeiro em forma de bolsa, atrelado ao bom desempenho do educando e entregue diretamente a ele possa incentivar sua continuidade nos estudos pois muitos param de estudar para ajudar no sustendo da casa ou comprar coisas que os pais não conseguem lhes dar.
Reflexão e ação 2
Percebemos que existe uma grande distinção entre os alunos dos períodos da manhã e da tarde tanto em termos culturais e familiares quanto econômico e isso acaba interferindo no interesse e no desempenho escolar. O poder aquisitivo e cultural dos alunos do período da manhã é visivelmente maior comparado aos da tarde no entanto, no período noturno as realidades se misturam.Alguns professores levantaram a possibilidade de aplicar um questionário sócio-econômico para traçar o perfil de nosso aluno.