REFLEXÃO E AÇÃO – ASPECTOS IMPORTANTES DO PERFIL SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICO DOS SUJEITOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO. CEEBJA PAULO FREIRE

ATIVIDADE INDIVIDUAL  2 – DO CADERNO 1
PROFESSORA: MARIA  DE  LOURDES  FRANCO  FERRAZ

A   dinâmica  social,  política,cultural e econômica   de  ontem ,  está diferente  em  relação  a  de  hoje, transformou-se  em  todos  os sentidos, principalmente  ao  que  se  refere  a  evasão  escolar  e  repetência, que  impedia  o  aluno  de  prosseguir  nos  estudos.
Do  ponto  de  vista  social, no  caso  dos  alunos  da  EJA,  representa um grupo relativamente homogêneo,  apartado  da  escolarização  regular  e  composta,  em  sua  maior  parte,  de  trabalhadores  que  almejam  conquistar  um  lugar  melhor  no  mercado  de  trabalho.
Culturalmente, esses  educandos   da   EJA,  migram  dos  mais  diferentes  lugares,  trazendo  consigo  uma  diversificada  experiência  de  um  modo  geral, não  só  escolar...
A participação  dos  alunos Jovens  e  adultos  na  sala  de  aula,  costuma  ser  marcada  pela  atenção,  responsabilidade  e  interesse  de  aprender  e  resgatar  ao  máximo  os  conteúdos  que   perderam,  por algum  motivo,  quando  mais  jovens.  Voltar  a  estudar,  para  os  alunos  da  EJA  é  uma  satisfação,  eles  desejam  ampliar  suas  possibilidades  de  ascenção  social  que  promova  uma  compreensão  mais  abrangente  da  realidade.

imagem de Giselly Alves Martins

1º Encontro do Pacto

COLÉGIO ESTADUAL 29 DE ABRIL

Atividade coletiva Etapa 1 Caderno 1

Professora Orientadora: Giselly Alves Martins

Professores Cursistas: Catarina Ishibaro da Silva Matos; Cenira Maria de Lima; Emanuelle Mandu; Luiz Alberto Weckwerth; Marcia Regina Alexandre; Marcos Cunha Borst; Michele Strassburger; Neide Aparecida Cesco Fleury; Rosana Jussiani; Silvia Lipski; Telma Cavalheiro de Bonfim; Halina Martins Bueno.

Nosso primeiro encontro foi bem produtivo, os professores participaram e demonstraram muito interesse pelo curso. Alguns tiveram dificuldades no primeiro momento com o cadastro pois o e-mail de confirmação não chegava mas, aos poucos tudo se acertou.

Reflexão e ação 1

Para o grupo, os desafios que permanecem para o ensino médio são:Chegar na escola, permanecer nela e sentir prazer nisso para quando sair dela ser capaz de interagir produtivamente na sociedade.Muitas vezes o aluno se sente perdido, desinteressado e não consegue fazer uma ligação entre o que é ensinado e a própria realidade. A falta de suporte psicológico, apoio familiar e pouca perspectiva pelo mercado de trabalho em Guaratuba ser limitado podem ser explicações para alguns dos problemas encontrados.Talvez um incentivo financeiro em forma de bolsa, atrelado ao bom desempenho do educando e entregue diretamente a ele possa incentivar sua continuidade nos estudos pois muitos param de estudar para ajudar no sustendo da casa ou comprar coisas que os pais não conseguem lhes dar.

Reflexão e ação 2

Percebemos que existe uma grande distinção entre os alunos dos períodos da manhã e da tarde tanto em termos culturais e familiares quanto econômico e isso acaba interferindo no interesse e no desempenho escolar. O poder aquisitivo e cultural dos alunos do período da manhã é visivelmente maior comparado aos da tarde no entanto, no período noturno as realidades se misturam.Alguns professores levantaram a possibilidade de aplicar um questionário sócio-econômico para traçar o perfil de nosso aluno.

Vote neste Comentário