Refletindo sobre os desafios do ensino médio

Após discussão referente à reconstrução histórica podemos identificar os desafios que ainda permacem no ensino médio. A permanência dos alunos na escola e sua consequênte aprovação. A idéia da escola integral e uma escola que se mostre interessante para este aluno, o ensino não pode se dar apenas de modo sistematizado. Devemos considerar que este público é formado de varias classese com realidades diversas.

Professoras : Adriani Veles e Andréa Lemanczuk

imagem de neuza martins bueno

Reflexão e Ação

Colégio Estadual Teotônio Vilela - Curitiba - CIC

Professores: Neuza, Noemi, Jhony e Waltercley (Geografia, História, Filosofia e Sociologia)

Ao longo da história do Brasil, muito se fez em relação a Educação, desde o Brasil Colônia até nossos dias. Onde sempre se preocupou com os avanços ou até mesmos com os retrocessos de como melhorar a Educação Básica.

No final do século XX, fez necessário uma reforma educacional, pautada no processo de formação de mão de obra para atender  o mercado industrial. Só que durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, ocorreu  a desescolarização do Ensino  Técnico e predominou o modelo de competências, assim provocou a desestruturação  do  mesmo, provocando a falta de qualificação para atender o mercado de trabalho.Hoje com a LDB 9.394/96, faz-se necessário repensar os objetivos e as atribuições do Ensino Médio,  onde vem alavancar o Projeto de Formação Humana Integral, no qual o foco é integrar a “cultura e trabalho”, propiciando-lhe a compreensão da vida social, da evolução tecnológica e sua dinâmica.Diante desse quadro que se apresenta a Educação Brasileira, a primeira medida para evitar a evasão escolar no Ensino Médio, é criar uma política pública  redistributiva e emancipatória, capaz de  retirar do  mercado de trabalho (formal e informal), crianças e jovens até a idade legal de conclusão do Ensino Médio.Também fazer com que as escolas ofereçam uma infraestrutura integral na formação dos alunos, com um currículo adaptado as suas necessidades e resgatar a importância da formação intelectual do nosso aluno.

imagem de MARAIZA FEITOSA RODRIGUES PEREIRA

Reflexão em ação - Primeiro Encontro

Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay - Curitiba/PR - Tatuquara

Professores: Amaise (Inglês), Dilvana (Ed. Física), Jôse (Língua Portuguesa), Luis Fernando (História), Maraíza (Química), Rosicler G. (Sociologia), Suelen (Arte).

A partir da abordagem histórica do Ensino Médio (EM) estudada hoje entendemos que apesar deste nível da educação ter alcançado um número significativo da população, a dualidade da educação atual está na qualidade do ensino ofertado. O grande desafio da nossa realidade é oportunizar ao aluno o entendimento da importância de ter uma perspectiva de futuro, e que o EM pode oferecer isso. Cabe ao Estado e aos professores trabalhar de forma diferenciada a motivação do aluno, tendo como consequência a diminuição da evasão escolar, aumentando o interesse e o comprometimento com o estudo e com seu futuro.

imagem de Denise de Fatima Litz

Reflexão e Ação

Parabéns queridos colegas,

Neuza,Noemi, Jhonny e Walter, sempre comprometidos com o seu trabalho.