Reaproveitamento das águas pluviais

O uso adequado de instrumentos e ou fontes adequadas auxilia o professor na construção do conhecimento em sala de aula, levando os alunos a terem uma visão crítica em relação ao estudo da ciência e elaboração do conhecimento científico com os demais componentes disciplinares. O compromisso com o estudo das Ciências partindo da premissa da interdisciplinaridade de conteúdo é compartilhado por diversas tradições de conhecimentos.

Em muitos momentos, alguns conteúdos acabam amarrados principalmente a Exames e Avaliações, o foco principal destoa alguns pontos interdisciplinares. Advindo a importância de um planejamento eficaz compartilhado por diversas outras disciplinas. No Ensino Médio nos debatemos com alguns desafios atender as inúmeras demandas existentes na sociedade atual; seguir normas das instituições escolares, trabalho complexo com jovens e adultos.

Vamos aqui trabalhar, como exemplo, o reaproveitamento das águas pluviais com os alunos. A princípio, podemos apresentar dados estatísticos sobre a crescente falta de água por todo o planeta através de textos, dados matemáticos e experiências vividas por outras pessoas através de vídeos com relatos pessoais. A partir daí levar o aluno a pensar em possibilidades de armazenamento da água da chuva para fins domésticos (lavar a casa, o carro, o quintal), fazendo com que a teoria transforme-se em prática dentro de suas próprias atividades do cotidiano. O fazer pedagógico ‘concreto’, tornará imprescindível para que ele veja significados relevantes no que foi apreendido em sala de aula.