Ranking coloca três universidades gaúchas entre as 25 melhores do Brasil

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo colocou a UFRGS ecomo a quarta melhor do país

Três universidades do Rio Grande do Sul figuram entre as 25 melhores do Brasil, segundo ranking elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta segunda-feira. Se verificadas as cem unidades de ensino mais bem colocadas, o número de instituições gaúchas sobe para 13 na lista — seis públicas e sete privadas.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece em primeiro entre aquelas do Estado e em quarto no ranking geral, atrás da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atrás da UFRGS está a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 14º lugar no Brasil.

No sistema, foram analisados cinco quesitos (ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização). A UFRGS obteve a primeira posição nacional em Ensino, porém ficou em 21º em Internacionalização. Como nota final, a federal somou 94,58 pontos.

Entre as universidades privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ficou na ponta da lista entre as gaúchas e em segundo no país, com 82,94 pontos. O melhor índice da instituição foi verificado no item Inovação, no qual ficou em 11º lugar nacionalmente.

Confira as universidades gaúchas citadas no ranking e suas posições no país:

4º - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

14º - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

19º - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

28º - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

42º - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

48º - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

54º - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

64º - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

67º - Universidade de Caxias do Sul (UCS)

80º - Universidade de Passo Fundo (UPF)

81º - Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)