Projeto Simplista Interdisciplinadridade em Ciências da Natureza

Projeto Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza Simplista
Enviado por Deonice Moleta- Colégio Arthur da Costa e Silva-EFM – Ivaí/PR 26/11/215
Projeto; A Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza Simplista para envolver: Física, Química e Biologia.
TEMA: EXPLORAÇÃO DO APARELHO CELULAR.
Disciplinas: Física, Química e Biologia.
Público Alvo: Alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Arthur da Costa e Silva-EFM
Turmas a ser aplicado o Projeto: 1º ano do Ensino Médio
Justificativa/Fundamentação
Qual a função da escola no Ensino Médio conforme as Diretrizes Curriculares?   Esta deve ter um ponto de partida - à garantia da aprendizagem ao desenvolvimento humano dos educandos, com características próprias dentro do processo formativo da Educação Básica.
       As Diretrizes que nortearão o Ensino Médio estão dimensionadas em quatro tópicos: trabalho, ciências, tecnologias e cultura. Espera-se que ao concluir mais essa etapa, o aluno deverá ser capaz de se relacionar com o mundo a sua volta, pois teve por base um currículo que o ajudou pensar de maneira crítica e com discernimento.
      Seguindo as normas a organização curricular é feita por área, sendo uma delas a Ciência da Natureza que engloba as disciplinas de Física, Química e Biologia. Cada uma com suas especificidades: a origem da vida, transformações das matérias e transformações de energia. Daí o papel escolar prover ao estudante uma alfabetização científica, ou seja, se apropriar da linguagem da ciência e articular o conhecimento com a vivencia cotidiana. Posicionar-se frente às questões polêmicas, sempre com criticidade efetiva e não com discurso vazio.
        O professor deve ter apropriação do conhecimento científico da qual faz parte com a escola para efetivamente fazer a ponte entre conhecimento escolar versos conhecimento científico e tendo por base a pesquisa e não somente conteúdo expositivo.
        E com tanto assunto polêmico como radioatividade, alimentos transgênicos, clonagem, alternativa para obtenção de energia, aumento de inundações e muitos outros, questões que não surgiram do nada, por trás há como plano de fundo social e econômico que dita os interesses do desenvolvimento dessas áreas. Por isso não podemos ter visões distorcidas da ciência para compreender como funcionam os interesses do mundo da atualidade.
      Os cadernos, os vídeos nos mostram como fazer uso de materiais para promover a investigação e a interdisciplinaridade como nos fala o Professor de Física Otto Martins, usar o celular aparelho da mídia tecnológica para atividades e que a maioria dos alunos têm, e explorar as três matérias de Ciências Naturais: Física, Química e Biologia.

Problematização e Pesquisa:
1- Acoplar na câmera do celular uma lente ponteira de laser com frita crepe e clips de cabelo. Com o potencial de aumento o objetivo será alcançado.
2- Tirar foto de determinado conteúdo, por exemplo, a folha de uma planta para estudar as células ou outros objetivos.
Na imagem acima uma hortênsia com as flores murchas.

Pode-se investigar o motivo dessa situação, bem como quais os componentes do celular? A pilha que o carrega, há malefícios do uso constante como irradiação? A ótica na imagem das Lentes?
      Os professores das áreas terão de se reunir e discutir o quê poderá ser feito, qual o objetivo a ser alcançado e que conteúdos a abordar. Levar o aluno a pesquisar usando material que a maioria possui e certamente alcançar bons resultados.

Biografia
MARTINS, Otto Henrique- Professor de Física- Vídeo Pacto Nacional-Bloco 2-Temática três. Acessado em 24/11/2015

imagem de Deonice Moleta

ProjetoSimplista de interdisciplinadridade na Ciencia da Natures

Olá Pessoal!

Não consegui inserir uma foto que tirei para a problematização. Desculpe.

Vote neste Comentário
imagem de Deonice Moleta

Interdisciplinaridade em Ciencias da Natureza Simplista

O assunto é bem interessante se partir para a prática. Fiz  a experiência e gostei muito.

Vote neste Comentário