PROJETO - A PROBLEMÁTICA DO LIXO NO DF

APROBLEMÁTICA DO LIXO NO DISTRITO FEDERAL:    UM ESTUDO SOBRE A USINA DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DE CEILÂNDIA.

I - Objeto de estudo: Usina de compostagem e reciclagem de Ceilândia

Objetivo geral
.Conscientizar sobre o impacto ambiental provocado pelo acúmulo de lixo inadequado, suas consequências aos ecossistemas locais e à população do Distrito Federal.

Objetivos específicos :                                                                                              .Analisar em que medida a existência de uma usina de compostagem e reciclagem em uma das maiores cidades do DF pode contribuir para solucionar problemas relacionados ao acúmulo de lixo.
II - Problemas:                                                                                                                                  .2. 1 Qual o impacto ambiental causado pelo lixo produzido no Distrito Federal:
    2.1.1 - aos Ecossistemas locais?
2.1.2 - que alternativas poderiam ser tomadas para solucionar o problema                  do lixo no Distrito Federal?
2.1.3 - existe de fato um  preocupação do Governo local com o impacto do lixo     ao meio ambiente e que  providências estão sendo tomadas?

III – Plano de investigação:

• 3.1   -  plano de investigação visa:
3.1.1 - estabelecer os diversos conceitos de lixo e diferenciação de resíduos sólidos;
3.1.2 - identificar os efeitos do lixo doméstico sobre, o solo e os recursos hídricos do Distrito Federal;
3..1.3 - avaliar os danos causados à fauna e consequentemente a saúde da população local;                                                                                                           3.1.4 - analisar as políticas públicas quanto à destinação final dos resíduos sólidos no Distrito Federal.

IV – Como se enquadra o objetivo de estudo no Ensino Médio

• 4.1 -Ano: 1º ano do Ensino Médio da disciplina de  -                                                 Geografia, Língua Portuguesa , Filosofia , História e Parte Diversificada
• 4.2 - Por que nesse ano?
• 4.3 - Por  que sua relevância e porque faz parte do conteúdo programático nesse ano especificamente?

V – Execução prática de investigação

• 5.1- Pesquisa bibliográfica;
• 5.2 - Seleção do material pesquisado;
• 5.3 - Observação in  loco;
• 5.4 - Entrevistas com trabalhadores da reciclagem;
• 5.5 - Tabulação dos dados;
• 5.6 - Conclusão dos dados coletados com elaboração de tabela e texto..
VI – Interpretação e avaliação dos resultados versus processos.
Com base no levantamento bibliográfico e nos dados coletados pelas entrevistas a interpretação deverá seguir os seguintes eixos de pesquisa:
• 6.1 - Analisar em que medida a usina de compostagem é benéfica para a sociedade local,
• 6.2 - Analisar se as políticas públicas nesse sentido devem ser ampliadas, melhoradas ou extintas;
• 6.3 -Debater sobre o que o se pode ser feito para minorar a produção de lixo nas escolas e residências a partir da na escola e comunidade escolar.
VII - Aprofundamento do conflito conceitual e processual
7.1 - O aprofundamento dar-se á pela revisão de literatura em consonância com a seleção do material pesquisado, tabulação e quantificação dos dados coletados; bem como das ações práticas aprovadas pela escola e comunidade.
Autores:
Professora Cremilda Muniz  - Língua Portuguesa,