Projeto Em Diálogo - Oficinas de Artes Visuais / Ceará 2013

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imagem de Helena Colores

Oficina de Artes Visuais com o Ensino Médio Em Diálogo

Este vídeo mostra um pouco das oficinas de Artes Visuais do Portal Em Diálogo nas EEFM DR. CESAR CALS  e EEFM JOSÉ DE ALENCAR. Fortaleza - Ceará, 2013. Educadora Helena Colores 

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imagem de Cristiane Carla Sanders

Essas oficinas de Artes

Essas oficinas de Artes Visuais mostradas no vídeo são ótimas , pois mostram várias formas de espressão ,através do desenho, e da pintura , despertam de certa forma a criatividade.  

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imagem de Igor Baldo

Desenhos é método de expressão

Então, desenhar é muito comum, é um método muito utilizado para poder expressar suas ideias atravéz de cores, cores representando sentimentos de alegria e de tristeza, para pode expresar o que é difícil de se dizer :).

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imagem de Helena Colores

Proposta de Oficina de Artes Visuais

Relato de experiênciaO vídeo está disponível no site: http://www.emdialogo.uff.br/content/projeto-em-dialogo-oficinas-de-artes...

A proposta de oficina aconteceu na ESCOLA PROEMI JOSÉ DE ALENCAR – FORTALEZA - CEARÁ Em Diálogo/oficina de artes visuais. Sendo ministrada por mim, Helena Colores. O tema que propus foi à juventude e identidade, bem como temática de interesse era o jovem e sua identidade na constante interação com o meio.

Bem! Inicialmente senti a necessidade em colocar esta oficina em prática, pois se tratava de uma turma que eu não conhecia e, praticamente, era nosso primeiro encontro com o grupo. Já tínhamos nos vistos no momento da inscrição e divulgação do Portal. No momento em que eu a elaborei a proposta de oficina foi para que acontecesse em 2 encontros de 3 ou 4 horas de duração, mas em campo na escola eu a adaptei devido os alunos não podeem ir no encontro seguinte.

Iniciamos com uma breve apresentação formal, depois falei para eles do Portal Em Diálogo, esclareci dúvidas sobre o projeto. E, inicie a organização da sala em meio círculo e fiz a distribuição do material e começamos a falar sobre o que nos interessava. Juventude?! Quem sabe me dizer o que significa? Vocês são jovens!? E o que é identidade!? Jovens tem identidade? E ahi !? O que vocês pensam sobre isso. Falem o que essas duas palavras significam.

O diálogo foi se desenrolando. Nesse momento, passei a escrever no quadro a palavra IDENTIDADE (bem legível) e à medida que eles falavam eu escrevia algumas palavras, as mais significativas, principalmente, aquelas que tivessem relação direta com o nosso diálogo.  Percebi que alguns escreviam na folha que eu tinha entregado, então, aproveitei que parecia desenhos, escritos ou rabiscos para complementar as discussões em sala. Após termos feito esta etapa tratei de explicar como ia desenrolar a atividade plástica e que deveria resulta numa outra audiovisual. Mas, eles deveriam ter em mente que o trabalho do colega complementaria o seu. Na verdade eles poderiam pensar como fazer essa relação à posteriori, contudo isso não deveria ser uma preocupação principal. Nesse momento, mudamos de sala devido a um contratempo, ou uma confusão com relação a falta de sala. Instalamo-nos na biblioteca, um pouco a contra gosto da funcionária, pois a mesma não tinha sido avisada. E de qualquer forma faltava pouco tempo para finalizamos a oficina.

Identidade é próprio de cada um, de cada lugar, podemos considerar que faz parte da nossa existência e vamos aprimorando-a a medida que vamos nos relacionamos com as pessoas e com os lugares. Segundo Patrick Charaudeau (2009)1 ‘’ A identidade implica, então, a tomada de consciência de si mesmo’’. Mostrar estre ponto de vista foi não auxiliou na compreensão dos discentes como também complementou nosso debate.

Mas, para que não ficássemos muito no discurso passamos para a produção visual. Os alunos fizeram uma composição mostrando o seu ‘’eu’’ algo pessoal, que acaba sendo intransferível. Como você se vê? Que elementos podem identificar o seu ‘’eu’’ e seus gostos? Vocês acham que os lugares que frequentam contribuem de alguma maneira para a formação de sua identidade? Como? Durante a conversa com o grupo foi considerado que não nascemos prontos que tudo tem uma identidade que vai sendo construída com o tempo.

Foi interessante perceber o desenrolar daquele diálogo, que nem sempre teremos respostas para todas as perguntas. Sendo assim, a atividade prática foi seguida e no seu término fizemos a apresentação do mesmo. Todos os alunos colaram as representações de suas identidades uns nos outros. Lembrando que não foi de forma sequencial, pois percebemos que existiam trabalhos que se conectavam naturalmente.Os alunos fizeram uma filmagem, usando o meu celular mostrando aspectos da obra que somente eles conheciam. Afinal a obra que eles criaram se tratava de como eles se observavam do mesmo modo que eles estavam ali refletidos superficialmente numa folha de papel de maneira lógica, ou não. Porém o sentido estar na relação de aproximação com o meio e com o mundo.

1. Linguista francês ‘’http://www.patrick-charaudeau.com/Identidade-social-e-identidade.html’’.Ideias e sugestões sobre identidade:

Identidadesf (lat identitate) 1 Qualidade daquilo que é idêntico. (...). 4 Dir. Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado, quando ela precisa ser reconhecida. I. pessoal: consciência que uma pessoa tem de si mesma. (Dicionário Michaelis)Identidade (semiótica)  ‘’A idéia de identidade sob uma perspectiva semiótica’’ Juliane Noack

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imagem de FRANCISCA LEAL DE LIMA

INFORMAÇAO

ADOREI ESSE TRABALHO, PARABENS A EQUIPE. GENIAL...COMO SOU INICIANTE NO PACTO DO  ENSINO MEDIO INOVADOR, GOSTARIA DE SABER SE POSSO PASSAR ESSA IDEIA PARA MEUS PROFESSORES? COMO TAMBEM COPIA-LO SE FOR POSSIVEL?

GRATA

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imagem de Luz Mariana Blet

para Francisca

Olá Francisca, que bom que gostou da proposta. É claro que você pode passar a ideia aos seus professores e aplicá-la em sala de aula, este é um dos objetivos do portal: compartilhar experiências.

Você também pode ver outras ideias para desenvolver em sala no menú Galeria. Você já conhece?

Lá são postadas as propostas e, ao aplicá-las, os professores relatam seus resultados para aumetar ainda mais o diálogo.

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