Primeiro encontro - Perfil social, cultural e econômico dos estudantes

Colégio Estadual Teotônio Vilela
Desafios que permanecem no Ensino Médio na realidade brasileira e possibilidade de explicação para eles.

Temos vários obstáculos educacionais que influenciam diretamente na construção do conhecimento e na educação de qualidade do Ensino Médio para os estudantes brasileiros.

Nossos estudantes convivem em um ritmo alucinante com informações das mais variadas esferas da comunicação. Estão sempre utilizando as novas tecnologias.

- A escola não acompanha todas as transformações tecnológicas da sociedade atual. Continua com a mesma infraestrutura para atender estudantes atuais que têm uma construção com o conhecimento bem diferente de antigamente.
Além disso, percebe-se uma desvalorização do conhecimento acadêmico por parte dos alunos, uma vez que ele não vê uma ligação, ou uma oportunidade de melhoria em sua situação econômica.
- Os conteúdos muitas vezes estão completamente fora da sua realidade, representando um abismo entre o que se vivencia e o que se estuda, deixando o estudante sem motivação para os estudos.
- Falta qualificação específica para os profissionais da educação.

- Perfil social, cultural e econômico de nossos alunos matriculados no Ensino Médio.

Nossos estudantes vivem na periferia e têm baixa renda, precisam trabalhar para ajudar no orçamento família. Mesmo assim, a grande maioria possui acesso aos aparelhos tecnológicos atuais.
Muitos vivem em situações de risco, são usuários de drogas, sem muito interesse por cultura.
Enfim, os desafios são muitos, é preciso reinventar um novo sistema educacional para o Ensino Médio com uma infraestrutura que dê conta do perfil do estudante atual. Professores capacitados, um currículo adequado...

imagem de Alessandra Cristina Sarggin Machado

Estudantes de baixa renda

Bom dia Teda! Como vai?

Sou de Guaratuba, litoral do Paraná. Aqui a nossa situação é bem parecida, nossos estudantes precisam trabalhar para ajudar no orçamento familiar. Por ser uma cidade que vive do turismo, quando chega o mês de novembro, as salas de aula começam a esvaziar, pois muitos vão em procura de empregos temporários em sorveterias, hotéis, lojas e supermercados, sem contar a feira de verão que dispõe muitas vagas durante os três meses de temporada.

Um grande abraço e até.

Vote neste Comentário