Primeira atividade realizada com o ensino médio

Núcleo de Educação de Paranaguá – PR
Orientador: Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza
Professora: Márcia Francisco de Paula.
Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano.
Município: Pontal do Paraná – PR.
Data: 28/07/2014.
Carga horária: 2H/A.

A primeira atividade aplicada na 1° série do ensino médio, do colégio Maria Helena Teixeira Luciano, foi o questionário socioeconômico sugerido no caderno 1, pois é importante o levantamento de questões básicas que se referem à vida dos alunos, já que estarão inseridos nesse processo de investigação e reformulação das práticas pedagógicas.
Após a atividade observou-se:

• 100% reside em zona urbana.
• 100% mora com a família.
• 60% mora em casa própria.
• 91% tem renda familiar de 1 a 3 salários mínimos.
• 75% trabalha ou já trabalhou.
• 92% nunca reprovou.
• 100% considera importante a educação formal.
• 80% pretende ingressar na faculdade.

É importante ressaltar que os alunos investigados por meio desse questionário socioeconômico, são estudantes do turno vespertino e faixa etária de 14 a 16 anos.

imagem de Sidnei Vargas

Pesquisa

Parece que esses indices não correspondem com a realidade, ou a interpretação dada pelos estudantes referentes as perguntas parecem equivocadas!!

Pois, estudantes do periodo vespertino com essas caracteristicas onde 100% reside em area urbana e ainda com a família, a relação "trabalho e estudo" referente a faixa etária parece meio desproporcional ou confusa!!

Vote neste Comentário