População, esse não é um campo de estudos apenas da Geografia!

No Brasil a expectativa de vida já foi bem pior.
Por que? Bem, esse é um problema histórico que envolve saúde, segurança e educação.

No Brasil as mulheres se aposentam mais rápido que os homens.
Por que? Bem, esta é uma questão bem complexa de se responder. Será que a mulher suporta menos tempo de trabalho que o homem? A verdade é que essa é uma questão biológica com doses de filosofia.

Quanto melhor for a saúde, a segurança e a educação de um país, mais idosos esse país terá.
Aqui já estamos na área que corresponde a geografia. Na África a população de jovens é bastante alta. Em contra partida o número de pessoas com mais de 60 anos é baixíssimo. A história tratará esse assunto com muito cuidado.

Quanto mais idosos um determinado país tem, mais gasto terá com despesas de aposentadorias.
Essa é uma questão matemática, uma questão financeira e daquelas bem complexas de se resolver.
As guerras e as epidemias já diminuíram muito a população de determinados lugares, as guerras tem motivos religiosos, nacionalistas, sociais e étnicos.
Aí se misturam filosofias, momentos históricos, espaços geográficos, geopolítica, e dinâmicas sociais, fruto de estudo da sociologia.

Quando um professor de Geografia trabalha assuntos relacionados à dinâmica da população, a aula se enche de construções históricas, filosóficas, sociológicas, além da geografia pura.
A proposta de aula que aqui trago é justamente envolver ideologias de diferentes disciplinas para ter um melhor entendimento de um assunto que aparece, muitas vezes, de maneira isolada em livros de determinadas disciplinas.
Minha proposta é apresentar para a turma um questionário com perguntas relacionadas ao crescimento populacional. O Próximo passo seria propor que os estudantes respondessem cada questão e as relacionasse com pensamentos abordados nas aulas de Filosofia, história, geografia, Sociologia e ate mesmo Matemática.
Se o professor pergunta:
- Por que na China foi adotada a política do filho Único?
O Aluno terá que entender que as mais variadas vertentes estão presentes, e não somente o inchaço populacional.
Temáticas como gravidez, concepção, aborto, métodos anticoncepcionais trazem a tona a filosofia e religião.
A visão matemática do estudante entra, justamente, no tocante à análise financeira e o impacto dessa população para o país. Aqui temos inúmeros gráficos, tabelas, etc.
A sociologia logo mostrará ao aluno os temas voltados à dinâmica da sociedade, relatando sempre os pros e os contras a certos tipos de políticas.
Uma breve análise a geografia daquele local indicará ao estudante as influencias políticas, as condições humanas e as dimensões locais.
O senso histórico desse discente não poderá falhar ao perceber que todo local é fruto de seu passado e que isso influencia bastante na formação de seu povo, de sua história e de seus costumes.
Neste contexto não podemos chamar essa atividade de “aula de Geografia”. Simplesmente porque seus princípios se fundamentaram nos principais eixos estruturais de uma disciplina – a interdisciplinaridade.

Professor Adriano Ferreira do Nascimento
10/11/2014