PERSPECTIVAS TERMOBIOQUÍMICA DA ALIMENTAÇÃO: AMPLIANDO NOSSO ENTENDIMENTO E REPENSANDO NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

RESUMO
Este trabalho originou-se a partir da vivência de um projeto interdisciplinar nas disciplinas de Biologia, Química e Física, no qual os discentes em conjunto com os professores e a comunidade escolar realizaram pesquisas sobre diversas temáticas relacionadas aos hábitos alimentares, tendo como foco: os pressupostos de uma alimentação saudável, os componentes químicos dos alimentos naturais e industrializados, bem como as transformações da energia dos alimentos que ocorrem em nosso organismo, posteriormente houve a culminância do projeto em formato de exposição sobre diversos temas.
INTRODUÇÃO
A alimentação nos proporciona a energia necessária para o desempenho de todas as atividades metabólicas do organismo, isso ocorre graças a diversas transformações químicas e termodinâmicas que ocorrem no nosso organismo, além de nos fornecer biomoléculas como as proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais tão importantes para a constituição e o funcionamento normal do nosso corpo. Porém o ato de se alimentar vai muito além da saciedade ou necessidade de determinadas substâncias e está relacionado com diversos aspectos sociais e culturais.
Nesta perspectiva a alimentação se constitui em um conjunto de hábitos que buscam satisfazer as necessidades biológicas e sociais, “o ato de alimentar-se incorpora tanto a satisfação das necessidades do organismo quanto se configura como uma forma de agregar pessoas e unir costumes, representado assim um ótimo método de socialização.” (Mezomo 2002) aprendemos desde crianças a importância de nos alimentarmos, no entanto, por vezes o que é levado em consideração na alimentação não é o valor nutricional, mas a aparência e o sabor do prato.
A mídia também influencia bastante nos hábitos alimentares dos indivíduos, principalmente quando nos referimos aos jovens, comer também é moda, é como vestir a roupa da moda ou ouvir a banda de sucesso atual, “as indústrias investem pesadamente divulgando fast-food ricos em calorias, bebidas carbonatadas, cereais açucarados matinais e snacks, alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal, bem como pobre em nutrientes” (Moura, 2010, p.115).
Entre todos os fatores que são capazes de influenciar na escolha da alimentação, sem dúvida, o mais significativo é a comodidade oferecida pela infinita quantidade de alimentos industrializados, os quais lotam as prateleiras dos mercados com a proposta de facilitar a vida atribulada do consumidor.
Os prejuízos de uma alimentação desbalanceada surgem em longo prazo e talvez esta seja a causa principal de não haver uma preocupação efetiva dos indivíduos com tais prejuízos. Atualmente percebe-se um aumento de patologias relacionadas com a alimentação, distúrbios do metabolismo como a diabetes e o aumenta das taxas de colesterol e triglicerídeos, além de uma infinidade de novos tumores relacionados com substâncias cancerígenas presentes em alimentos industrializados, como corantes e outros.
Nesta perspectiva é de grande importância refletir sobre estas questões, pensando a escola como espaço privilegiado para abordagem e desenvolvimento de propostas que visem promover uma consciência na população estudantil, de modo que, estes tomem consciência da importância de uma vida saudável que pode ser alcançada por meio da alimentação e da prática de esportes. Desta forma a escola coloca-se como promotora dessa disseminação, buscando cumprir com o seu papel de educar para vida em sociedade, possibilitando ao discente conhecer para além dos conteúdos conceituais da Biologia e da Química a sua aplicabilidade na vida prática dos sujeitos.
Abordar o problema dos hábitos alimentares na escola é praticar justamente o que propõe a pedagogia de projetos, de acordo com Dewey (2007) a Educação Democrática deve permitir ao discente refletir sobre aspectos relevantes a constituição da sociedade na qual o indivíduo esteja inserido, de tal modo que este seja capaz de pensar os seus problemas e suas possíveis soluções. Assim pretende-se a partir desta perspectiva que o educando desenvolva os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da aprendizagem.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
A partir dos conhecimentos da termodinâmica e da bioquímica, refletir sobre os hábitos de vida relacionados à alimentação e sua influencia no estado de saúde ou doença.

Objetivos Específicos
• Proporcionar discussões e reflexões acerca da importância da alimentação balanceada;
•  Apresentar os pressupostos alimentares de uma vida Saudável;
• Relacionar os conteúdos conceituais das disciplinas de Biologia, Química e Física aos procedimentos e atitudes que assegurem uma maior qualidade de vida;

JUSTIFICATIVA
A escola é o espaço onde se estabelecem os procedimentos da educação formal, cabe a este órgão a formação cognitiva, humana e social do indivíduo e esta não é uma tarefa simplória, educar vai muito além da transmissão de conceitos e fórmulas, é um ato de despertar a consciência critica dos sujeitos que a ela são confiados, de provocar a curiosidade e suscitar o desejo pela descoberta do novo, o desejo de aprender para ascender espiritualmente.
À luz desta reflexão pensamos a escola como um ambiente onde os indivíduos participantes conjecturem sobre as questões pertinentes a constituição de uma sociedade justa e democrática, disseminando os conhecimentos ali construídos para toda sociedade. Assim trazer para este ambiente a discussão sobre os hábitos de vida saudáveis é necessário e justifica-se no pressuposto de que a partir desta iniciativa as ponderações hora construídas poderão ser difundidas para os demais membros da sociedade.

METODOLOGIA
O presente projeto foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio os quais elaboraram as atividades com o auxílio dos professores das disciplinas de Biologia, Química e Física e posteriormente houve a culminância em formato de Exposição para toda comunidade escolar de acordo com a seguinte programação:
• Apresentação dos resultados de pesquisas sobre a relação alimentação x Patologias;
• Dramatização acerca das consequências dos maus hábitos alimentares;
• Feira expositiva com os seguintes temas:
 Os alimentos industrializados x alimentos nutritivos;
 Os componentes químicos de alguns alimentos comumente ingeridos em nosso dia a dia;
 Como nosso organismo aproveita a energia dos alimentos? Um pouco de Termodinâmica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir dos objetivos propostos inicialmente este trabalho permitiu a toda comunidade escolar uma reflexão acerca dos nossos hábitos alimentares, assim como, a oportunidade de repensar a alimentação a partir dos conhecimentos construídos em sala de aula nas disciplinas de Biologia, Químicas e Física. Esta perspectiva de trabalho comporta a dimensão da integralidade da educação, que para muito além dos muros da escola deve formar indivíduos que se questionem e sejam capazes de repensar e adquirir novos hábitos individuais e sociais.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, S. S., NASCIMENTO, P. C. B. D., QUAIOTI, T. C. B. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.36, n.3, jun.. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br > Acesso em: 3 fev.2003.
FRANÇA, F.C.O1; MENDES, A.C.R. 2;  ANDRADE, I.S1.; RIBEIRO, G.S1  PINHEIRO, I.B1. Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto sobre a saúde do brasileiro. Disponível em: http://www2.uefs.br:8081/cer/wp-content/uploads/FRANCA_Fabiana.pdf,  (acessado em 21/03/2014)
MEZOMO, I. F. B. Os serviços de alimentação: planejamento e administração. Barueri (SP): Manole; 2002.
VIANA,  Victor;  SANTOS , Pedro Lopes dos; GUIMARÃES, Maria Júlia. Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literatura. Disponível em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S164500862008000200003&sc... em: 20/03/2014.

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imagem de Maria Marilane Monteiro de Moura Bezerra

reflexão e ação caderno III etapa 2

Este trabalho foi produzido a partir do Estudo do caderno III da etapa 2 do curso, em resposta a reflexão e ação da página 41, por: Ana Paula Barros, Maria Lucineide e Maria Marilane Monteiro de Moura, da Escola Estadual Gregório bezerra - PAnelas PE.

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