Você precisa fazer login para poder postar neste grupo.
Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná
2,036 participantes
Search
Percepções do primeiro encontro
Enviado por Loreci Lemes Rodr... em Sat, 19/07/2014 - 15:32
Nosso primeiro encontro está acontecendo no Colégio Vital Brasil, Vera Cruz do Oeste, Núcleo de Cascavel.
Estamos nos diálogos iniciais sobre o Pacto do Sismedio, nosso grupo de professores é bastante participativo. Todos gostam de colaborar com as discussões dos textos.
As expectativas são as melhores possíveis! Espero aprender muito com os colegas!
Enviado por Sônia Mara Pereir... em Sat, 19/07/2014 - 15:53.
Uma das questões mais polemizadoras do Ensino Médio, a meu ver, é a conexão entre os conceitos e teorias apresentadas na sala de aula com a prática social dos alunos. Esta questão está estritamente ligada à formação do professor e suas formas de percepção diante do macro e do micro conhecimento para apresentar aos alunos. O professor é um elo entre o conhecimento e o sujeito (aluno) em formação. Daí a importância de suas percepções, das possibilidades que apresenta de aplicabilidade do conhecimento e os diversos contextos em que se inserem os conhecimentos, facilitando para que o aluno encontre significado e possa, de fato gostar de aprender.
Além disso, outras coisas mais me chamam atenção no Ensino Médio, a falta de perspectiva dos alunos para o mundo do trabalho, a falta de participação mais efetiva da família, a evasão escolar, a falta de preparo e comprometimento de alguns professores, a falta de recursos das escolas para um trabalho mais dinâmico e sequencial, entre outras coisas.
Diante de tal realidade, ao menos para mim, nós os interessados em discutir e auxiliar para a composição de uma nova diretriz curricular, devemos aprofundar as discussões e sinalizar novos caminhos, não sem a importante participação dos próprios alunos que são o centro do processo de ensino.
Um abração a todos os participantes e vamos em frente!!!
Comments
Ensino Médio e seus enfrentamentos
Uma das questões mais polemizadoras do Ensino Médio, a meu ver, é a conexão entre os conceitos e teorias apresentadas na sala de aula com a prática social dos alunos. Esta questão está estritamente ligada à formação do professor e suas formas de percepção diante do macro e do micro conhecimento para apresentar aos alunos. O professor é um elo entre o conhecimento e o sujeito (aluno) em formação. Daí a importância de suas percepções, das possibilidades que apresenta de aplicabilidade do conhecimento e os diversos contextos em que se inserem os conhecimentos, facilitando para que o aluno encontre significado e possa, de fato gostar de aprender.
Além disso, outras coisas mais me chamam atenção no Ensino Médio, a falta de perspectiva dos alunos para o mundo do trabalho, a falta de participação mais efetiva da família, a evasão escolar, a falta de preparo e comprometimento de alguns professores, a falta de recursos das escolas para um trabalho mais dinâmico e sequencial, entre outras coisas.
Diante de tal realidade, ao menos para mim, nós os interessados em discutir e auxiliar para a composição de uma nova diretriz curricular, devemos aprofundar as discussões e sinalizar novos caminhos, não sem a importante participação dos próprios alunos que são o centro do processo de ensino.
Um abração a todos os participantes e vamos em frente!!!