Pacto Ensino Médio - Primeiro encontro

Formação de Professores do Ensino Médio
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Etapa 1 – Caderno 1 – Item 1

Instituição: Colégio Estadual Jayme Canet
Orientadora de estudos: Themis de Araújo Gutierrez
Participantes:  Carlos Eduardo Ritter
                           Elizangela do Rosario
                           Inês Freder
                           Janderson da Silva
                           Jaqueline Fernandes dos Santos
                           Liziane Vernize do Prado
                           Luciane Aparecida Marco
                           Marcelo Macedo de Oliveira
                           Marli Hadas da Cunha
                           Raquel Vieira Lemos Pinto
                           Rita de Cássia Calixto
                           Sérgio Rogério Teixeira
                           Vera Lucia Carlon de Carvalho
                          Vera Márcia Mortean
                          Viviane Buba.

O grupo de professores do Colégio Estadual Jayme Canet, realizou o primeiro encontro no sábado, 19/07/14. Todos os professores se demonstraram entusiasmados com o curso e, após a leitura do Caderno 1, cujo questionamento foram os desafios para o Ensino Médio e suas possibilidades de explicação, o grupo chegou à conclusão de que,  para ofertar-se um ensino público e de qualidade, encontram-se, entre vários outros, os desafios elencados abaixo .

•  A expansão e universalização – A desigualdade social e econômica não permite o acesso ao ensino bem como a permanência nele com igualdade de oportunidades para todos e todas.
  •  Educação inclusiva com qualidade – Falta de profissionais especializados e salas lotadas.
  •  A não valorização do ensino pela família – Famílias desprovidas histórica, econômica e culturalmente.
  •   Acesso, permanência, desempenho e conclusão das etapas dos estudos – Cultura intrínseca; a necessidade de sobrevivência (trabalho para aumentar a renda familiar); a aprovação automática e o fato de o(a) aluno(a) não perceber a utilidade do conhecimento científico aplicado pela escola na vida cotidiana.
  •  Formação Docente (Graduação) – A Universidade não prepara o futuro professor para atuar em sala de aula, ou melhor “para enfrentar a realidade da sala de aula”.
  • Formação Continuada na disciplina de concurso que acompanhe os avanços científico-tecnológicos – Na atualidade, os cursos são direcionados à área didático-pedagógica e não à específica.
  •  Compromisso Político do Docente – Falta de valorização e motivação do(a) docente.
  •  Infraestrutura das escolas – Falta de infraestrutura e de condução coerente e organizada pelos governantes na aplicação dos recursos financeiros; pouco investimento e falta de autonomia às escolas para aplicar as verbas de acordo com as suas reais e urgentes demandas.
  •  Gestão Participativa –  Não há oportunidades de apresentação e discussão das demandas escolares em todos os segmentos da comunidade escolar.
  •  Recursos pedagógicos, tecnológicos e humanos – Carência de manutenção, de atualização e de aquisição nos recursos físicos e tecnológicos; carência de recursos humanos.
  •  Interação crítica e produtiva dos recursos tecnológicos – Embora os jovens tenham pleno domínio dos recursos tecnológicos, não há, em relação ao ensino e aprendizagem, um direcionamento adequado, crítico e produtivo pelo corpo discente.

imagem de Themis de Araujo Gutierrez

Primeiro encontro

Gostei muito do modo que nossa equipe está trabalhando, demosntrando que está com muita vontade de melhorar este Ensino Médio.

Vote neste Comentário
imagem de Themis de Araujo Gutierrez