OS TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O FAZER ESCOLAR

O presente artigo apresenta o resultado da análise dos diferentes tipos de pensamento matemático nas atividades realizadas pelos professores cursistas do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Colégio Rosa DelúciaCalsavara, Cambira-PR. Tal atividade foi sugerida no Caderno V, Ação e Reflexão da página 14, da área de Matemática, na qual os professores de diferentes componentes curriculares puderam identificar os tipos de pensamento matemático envolvido em cada uma delas. Pode-se perceber, a partir desse trabalho, que predominou a Visão Espacial Geométrica e o Pensamento Indutivo no fazer escolar das disciplinas que os cursistas ministram, entre elas, Biologia, Física, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglesa, História e Geografia.